Marcelo regista terceiro encontro com rainha de Inglaterra - TVI

Marcelo regista terceiro encontro com rainha de Inglaterra

Encontro encerrou visita a Londres do Presidente português. Entre histórias, memórias e cortesias, Marcelo lembrou à monarca ser a terceira vez que a via em pessoa: na primeira, ele tinha oito anos. E ela trinta

À terceira, foi de vez: um encontro entre chefes de Estado. Já que nas duas situações anteriores em que Marcelo esteve frente a Isabel II, ela já era monarca, mas Marcelo ainda não era Presidente da República Portuguesa.

O assunto serviu de mote para a conversa com Isabel II, que gracejou quando Marcelo Rebelo de Sousa lhe disse ter estado presente nas duas visitas da monarca a Portugal. Na primeira das quais, era ainda uma criança.

Tenho a certeza que era", comentou, divertida, Isabel II, quando Marcelo Rebelo de Sousa lhe contou que se lembra da visita de Estado feita a Portugal em 1957.

Na altura, a rainha, atualmente com 90 anos, tinha então 30 anos e o agora chefe de Estado oito anos.

Quando chegou a Lisboa, ao Terreiro do Paço, aquela grande praça, numa carruagem, com o general Craveiro Lopes, eu estava lá, era uma criança. Estava na primeira fila para vê-la", recordou Marcelo Rebelo de Sousa.

Na segunda visita da monarca a Portugal, em 1985, continuou Marcelo, "fui convidado para jantar no [iate] Britannia porque era líder da oposição na altura".

A breve troca de palavras aconteceu no início do encontro pessoal dos dois chefes de Estado dos países com a mais antiga aliança política, que remonta a 1386.

A reunião no Palácio de Buckingham, ao início da tarde, foi o último compromisso da visita oficial de dois dias do Presidente a Londres, durante a qual se encontrou com potenciais investidores, com a primeira-ministra, Theresa May, com elementos da comunidade portuguesa e em que visitou o ateliê da pintora Paula Rego.

Continue a ler esta notícia