Cavaco explica ausência nas comemorações de 5 de Outubro - TVI

Cavaco explica ausência nas comemorações de 5 de Outubro

Cavaco Silva no 5 de Outubro

Presidente seguiu a «tradição» adoptada em anos em que as eleições autárquicas se realizaram durante o mês de Outubro

Relacionados
Presidência da República reiterou esta quarta-feira que a ausência de Cavaco Silva nas cerimónias do 05 de Outubro na Câmara Municipal seguiu a «tradição» adoptada em anos em que as eleições autárquicas se realizaram durante o mês de Outubro.

A Presidência da República reiterou hoje que a ausência de Cavaco Silva nas cerimónias do 05 de Outubro na Câmara Municipal seguiu a «tradição» adoptada em anos em que as eleições autárquicas se realizaram durante o mês de Outubro.

Num esclarecimento publicado no site da Presidência da República «a propósito de notícias relacionadas com as comemorações do dia da implantação da República» é referido que «em diversos órgãos de comunicação social foram feitas referências de que o Presidente da República quebrou a tradição no que diz respeito às comemorações do 5 de Outubro».

Contudo, é referido na nota, «a realidade é a oposta».

Cavaco pede «atitude cívica mais empenhada» em defesa da República

Assim, lê-se no comunicado, a Presidência da República esclarece que «foi seguida a tradição de o Presidente da República não estar presente nas cerimónias na Câmara Municipal de Lisboa, sempre que esta data precedeu a realização de eleições autárquicas ou legislativas durante o mês de Outubro».

Na nota é ainda sublinhando que a solução foi acordada, em devido tempo, com o Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, o socialista António Costa.

«Tal foi o que se verificou em 2005, quando as eleições autárquicas se realizaram no dia 9 de Outubro, em 1999, quando as eleições legislativas ocorreram em 10 de Outubro, e em 1991, quando as eleições legislativas decorreram no dia 6 de Outubro», é ainda acrescentado.

Em 2005, as comemorações do 5 de Outubro nos Paços do Concelho foram presididas pelo presidente da Assembleia da República, Jaime Gama.

Nessa data, o então Presidente da República, Jorge Sampaio, também não esteve presente nos Paços do Concelho, tendo optado por proferir o seu discurso do 5 de Outubro no Palácio Nacional da Ajuda.
Continue a ler esta notícia

Relacionados