Cavaco Silva «preocupado» com emigrantes - TVI

Cavaco Silva «preocupado» com emigrantes

Escutas: Cavaco Silva falou ao país

Presidente da República inicia visita oficial de quatro dias a Barcelona e Andorra, onde contactará com as comunidades portuguesas

Relacionados
O Presidente da República Portuguesa está atento e preocupado com os emigrantes, que «procuraram outras terras para melhorar a sua condição de vida». Cavaco Silva manifesta a preocupação através de um vídeo de quase três minutos, divulgado esta quinta-feira na página oficial da Presidência da República, e no dia em que inicia uma visita oficial a Barcelona e Andorra.

«Como Presidente de todos os portugueses, quero dizer que a minha atenção, a minha preocupação vai também para com aqueles que procuraram outras terras para melhorar a sua condição de vida», afirma o Chefe de Estado.

Cavaco Silva chegou ao fim da tarde a Barcelona, para uma visita de quatro dias que inclui também o Principado de Andorra. Durante a visita estão previstos encontros com a comunidade portuguesa e a participação no Fórum Ibérico.

Na declaração, o Presidente da República destaca a deslocação a Andorra, que se inicia na sexta-feira.

«Desde o início do mandato, no início de mais um ano de mandato, tenho procurado deslocar-me junto de uma comunidade portuguesa no estrangeiro. Primeiro foi o Luxemburgo, depois o Brasil, o ano passado a Alemanha e agora Andorra», refere.

Cavaco Silva diz que visita «com enorme satisfação» o Principado de Andorra. O Presidente destaca que em Andorra «vivem muitos, muitos portugueses», que compõem uma «comunidade jovem e dinâmica», que representa «cerca de 16% da população total do principado».

Uma comunidade que, em Novembro de 2009, «viveu momentos de infortúnio», quando um acidente na construção do túnel dos Valires vitimou cinco operários portugueses, recorda Cavaco Silva. O chefe de Estado adianta que irá associar-se à homenagem às vítimas a realizar pelas autoridades do Principado.

Nesta visita, o Presidente vai ainda encontrar-se com professores de português e com jovens estudantes portugueses, e também com empresários.

Em Andorra «existem 340 empresas que pertencem a portugueses e que dão um contributo significativo para o desenvolvimento daquele país», sublinha.
Continue a ler esta notícia

Relacionados