Deputados: Seguro vai em frente, Costa fala em «epitáfio» - TVI

Deputados: Seguro vai em frente, Costa fala em «epitáfio»

Proposta de redução do número de deputados está longe de reunir consenso entre os dois candidatos às primárias do PS

Relacionados
António José Seguro está determinado ir em frente com a sua proposta de alterar o sistema eleitoral português e reduzir o número de deputados. Já o seu adversário nas primárias do PS, António Costa, não tem «dúvidas nenhumas» de que essa proposta é «o epitáfio» da liderança do atual secretário-geral. E está convencido que vai ter a «resposta devida» no dia 28.

Se Seguro diz que «é possível e desejável reduzir o número de deputados, mantendo a proporcionalidade como está prevista na Constituição, e, sobretudo, é absolutamente urgente adotar medidas que separem a política dos negócios», tendo até convocado a reunião da Comissão Política do PS para discutir essa reforma, Costa entende que esse «foi o gesto de desespero de [Seguro] se procurar agarrar a uma boia populista».

Respondendo a essas críticas, o atual líder do PS respondeu que já estava à «espera que haja pessoas que resistam e não queiram que, absolutamente, nada mude». «É o sistema a funcionar. Cada vez que há uma mudança, há sempre alguém do sistema a impedir que essa mudança se concretize», sublinhou o socialista, garantindo que «está determinado» e vai «em frente».

Para António José Seguro, «quem quer que tudo continue na mesma, que nada mude, está contra as propostas que apresento, quem quer mudar o sistema, que os portugueses possam escolher o seu deputado, quem quer que exista uma fronteira nítida entre a política e negócios», não se opõem às suas propostas, cita a Lusa.

Defendeu, ainda, que «os deputados, incluindo os advogados, devem ser obrigados a dizer quem são os seus clientes, de onde recebem o dinheiro, e quais são as suas listas de avenças». «Considero que quem trabalha em processos de privatização ou concessão para o Estado não pode depois trabalhar nas empresas vencedoras. Entendo que os deputados não podem ser árbitros, peritos ou consultores contra ou a favor do Estado, devendo haver uma clara separação entre política e negócios», sublinhou.

O atual presidente da Câmara de Lisboa, por sua vez, mostrou-se «chocado» com o facto de, perante a «situação de descalabro social que o país vive» e da falência «do Governo na gestão da economia e das finanças públicas», a direção do PS tenha decido «ceder ao impulso populista de reformas de leis eleitorais, a um ano de eleições para a Assembleia da República».

António Costa acusou a direção liderada por Seguro de ter deixado passar dois anos para apresentar uma proposta de revisão das leis eleitorais e só agora vir propor a redução de 230 deputados para 181, em vez do que os portugueses esperam do PS: «Relançar a economia e voltar a ter uma estratégia de crescimento e emprego em Portugal».

Acusou mais uma vez Seguro de ter protagonizado «uma operação à 25.ª hora», assente numa «proposta populista». «Quem faz isto desqualifica-se como líder político porque um líder político afirma-se pela firmeza dos valores que defende e não pela facilidade com que troca os valores pelos favores eleitorais». Com 181 deputados, «o conjunto dos distritos do interior e do Alentejo perderiam 25% da sua representação» parlamentar, enquanto, ao nível dos partidos, «o PCP perderia quase um terço da sua representação» e «o Bloco de Esquerda perderia metade», frisou.
Continue a ler esta notícia

Relacionados