Saúde: reforma oferece «segurança e qualidade» - TVI

Saúde: reforma oferece «segurança e qualidade»

José Sócrates

Sócrates acredita que as pessoas «confiam na reforma que o Governo está a fazer»

Relacionados
O primeiro-ministro, José Sócrates, destacou esta terça-feira a importância da reforma da rede de urgências para requalificar o Serviço Nacional de Saúde (SNS), proporcionando «segurança e qualidade» nos cuidados prestados à população, noticia a Lusa.

O Chefe do Governo, acompanhado pela ministra da Saúde, Ana Jorge, falava na cerimónia de inauguração do Serviço de Urgência Básica (SUB) do Centro de Saúde de Estremoz (Évora), que está a funcionar desde há duas semanas, 24 horas por dia.

A nova unidade de saúde de Estremoz «é importante para mostrar aos portugueses», segundo José Sócrates, a reforma que o governo tem em curso na área da saúde, nomeadamente no que respeita aos serviços de urgência e emergência.

«As pessoas, agora, ao verem aquilo que é uma unidade de urgência básica e ao perceberem qual é a mudança entre esta unidade e o que havia antes, talvez confiem mais na reforma que estamos a fazer», afirmou.

O primeiro-ministro salientou que nestes novos serviços de urgência, ao contrário do que acontecia no passado, os utentes «não encontrarão apenas um médico, um administrativo e um enfermeiro».

«Encontrarão aqui dois médicos, dois enfermeiros, serviço de radiologia e a possibilidade de uma pequena cirurgia. Isto é o que se chama verdadeiramente um serviço de urgência básica», garantiu.

É com SUB, como a de Estremoz, segundo José Sócrates, que a rede de urgências pode oferecer «segurança e qualidade» às populações.

José Sócrates destacou também as mudanças em curso nos cuidados de saúde primários, com a criação de unidades de saúde familiar, e nas unidades de cuidados continuados, vocacionadas para idosos, para tornar o SNS «moderno, eficiente e pensado em função das pessoas».
Continue a ler esta notícia

Relacionados