Kosovo: 126 militares chegaram ao território - TVI

Kosovo: 126 militares chegaram ao território

Militares portugueses (Portugal Diário)

PDiário acompanhou rendição de parte do contingente português

Relacionados
Já estão no Kosovo 126 dos 290 militares do 1º batalhão de infantaria pára-quedista (1º BIPara) que vão render a força portuguesa presente no território, constituída pelo 2º batalhão de infantaria. Esta rendição da Força de Reacção Rápida da Kfor ficará completa no próximo dia 20 de Março.

O PortugalDiário acompanhou os militares portugueses, que viajaram até ao território a bordo de dois aviões militares C-130, da Força Aérea, esta quarta-feira.

O voo partiu de Lisboa às 8h15, chegando a Pristina às 14h30 (13h30 em Lisboa). Duas horas depois, aterrou na capital kosovar o segundo avião, com os restantes 38 elementos da companhia do 1ºBIPara que viajou esta quarta-feira.

Antes da partida, o tenente-coronel José Serra Pedro, comandante do 1º batalhão de infantaria pára-quedista, explicou que a rendição de forças, feita de forma faseada, tem como objectivo permitir uma comunicação entre o contingente que chega e o que parte.

«Vai ser uma rendição feita com calma, para recebermos todos os materiais que o batalhão que lá está tem para nos passar e recebermos também todos os detalhes das operações em que têm estado envolvidos e transmitir-nos a sua experiência», apontou, antes da primeira aeronave descolar desde a base de Figo Maduro, com 88 militares a bordo.

Já em Pristina, o tenente-coronel Magalhães, comandante do 2º batalhão de infantaria, explicou ao PortugalDiário que «nesta fase de rendição há uma fase de sobreposição de tarefas ao nível estado-maior e de comando, quer do batalhão, quer das companhias, no sentido de passar conhecimentos».

«Neste caso, optou-se por vir uma companhia de manobra completa, para se adaptar ao território, e do batalhão presente vai uma companhia esta quinta-feira. No dia 20, far-se-á a mesma coisa. Considera-se que, nessa altura, a companhia do 1º BIPara que chegou terá o seu período de adaptação ao terreno já feita e virá outra companhia de manobra do 1º BIPara. O 2º batalhão de infantaria sairá completo nesse dia», apontou.

A recente declaração unilateral de independência por parte do Kosovo, em relação à Sérvia, no dia 17 de Fevereiro, já foi reconhecida, por 16 países da União Europeia, entre outros estados. Portugal ainda não tornou pública a sua posição, apesar do ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado, dizer que esta já está definida, à espera só do momento «oportuno» para ser conhecida. O tenente-coronel Serra Pedro sublinhou que seja qual fora a posição tomada a força estará «sempre pronta para cumprir a sua missão».
Continue a ler esta notícia

Relacionados