Avaliação: PS quer garantias do PSD que não aprova suspensão - TVI

Avaliação: PS quer garantias do PSD que não aprova suspensão

Assembleia da República

Socialistas cautelosos em relação aos diplomas da oposição sobre avaliação de docentes

Relacionados
O PS só aceitará viabilizar o projecto de resolução do PSD sobre avaliação dos professores, quinta-feira, se os sociais-democratas não votarem favoravelmente diplomas de outras forças da oposição prevendo a suspensão imediata do actual modelo de avaliação.

Segundo fonte da direcção da bancada do PS, o sentido de voto dos socialistas está por isso «condicionado» até quinta-feira, dia para o qual estão agendados para serem discutidos em plenário uma série de projectos de lei e de projectos de resolução do PSD, CDS-PP, Bloco de Esquerda, PCP e «Os Verdes».

Todos estes diplomas, que serão votados sexta-feira, têm em comum uma posição favorável ao fim do actual modelo de avaliação dos professores e à revisão do Estatuto da Carreira Docente.

No entanto, o projecto de resolução do PSD, ao contrário dos restantes diplomas da oposição, não prevê a suspensão imediata do actual modelo de avaliação dos professores, facto que leva os socialistas a admitirem a sua viabilização.

Os socialistas, porém, só aceitarão viabilizar o do PSD se houver garantias da parte dos sociais-democratas de que não votarão favoravelmente projectos prevendo a suspensão do actual modelo de avaliação dos professores, designadamente o do CDS-PP.

Se, por exemplo, o projecto do CDS-PP contar com o voto favorável do PSD, mesmo que o PS vote contra, será aprovado. Por essa razão ao início da noite, o líder parlamentar do PS, Francisco Assis, assumiu uma posição cautelosa face ao projecto de resolução do PSD.

O líder parlamentar do PS afirmou que «ainda está em aberto» o sentido de voto dos socialistas face aos diplomas da oposição sobre revisão do modelo de avaliação dos professores e revisão do Estatuto da Carreira Docente.
Continue a ler esta notícia

Relacionados