Primeiro-ministro anuncia que Portugal recebeu tranche de três mil milhões de euros de fundos europeus - TVI

Primeiro-ministro anuncia que Portugal recebeu tranche de três mil milhões de euros de fundos europeus

  • BC
  • 1 dez 2020, 09:13
António Costa

Fundos do programa SURE vão financiar medidas como o 'layoff' ou os prémios aos profissionais do SNS

Portugal recebeu hoje uma tranche de três mil milhões de euros de fundos europeus, no âmbito do programa SURE, para ajudar vários setores face à crise provocada pela pandemia do novo coronavírus, anunciou hoje o primeiro-ministro.

Recebemos hoje a primeira tranche do empréstimo atribuído a #Portugal no âmbito do SURE, programa europeu que apoia os Estados Membros no seu esforço de proteção dos trabalhadores e empresas. Saúdo fortemente a transferência destes 3000 milhões de euros de fundos europeus”, escreveu António Costa numa mensagem publicada hoje na rede social Twitter.

Estes fundos europeus vão financiar medidas como o ‘layoff’, os apoios a trabalhadores independentes, os apoios aos pais e o prémio aos trabalhadores do @SNS Portugal”, sublinhou Costa.

Segundo o primeiro-ministro, “o #SURE reflete a solidariedade da #UE e a sua pronta resposta à crise”, o que permite “continuar a proteger os postos de trabalho e os trabalhadores mais afetados”.

Continuamos determinados na luta contra a pandemia e na mitigação dos seus efeitos sociais e económicos”, referiu ainda António Costa.

O ministro das Finanças, João Leão, tinha assinado no dia 27 de outubro o contrato de empréstimo para o programa SURE, para apoio ao emprego, no montante de 5,9 mil milhões de euros.

 

Na ocasião o Ministério das Finanças referiu que este é “o instrumento europeu de apoio temporário para atenuar os riscos de desemprego numa situação de emergência”, que irá “permitir o financiamento de medidas de apoio à manutenção dos contratos de trabalho e outra despesa relativa à saúde no trabalho, no âmbito da resposta à crise provocada pela pandemia da covid-19”.

Em 15 de outubro, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse que Portugal iria receber “em breve” 5,9 mil milhões de euros ao abrigo do programa europeu SURE.

Continue a ler esta notícia