PAN: "Deve caber ao Governo querer ou não levar o plano a votação" - TVI

PAN: "Deve caber ao Governo querer ou não levar o plano a votação"

PAN recebido por Marcelo Rebelo de Sousa

Declaração de André Silva, à saída da audiência com Marcelo Rebelo de Sousa, sobre o projeto de resolução do CDS

O PAN considerou esta terça-feira que "deve caber ao Governo querer ou não levar" os Programas de Estabilidade e Nacional de Reformas a votação, não tendo ainda analisado o projeto de resolução do CDS-PP a este propósito.

No final de uma audiência com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, no Palácio de Belém, em Lisboa, o deputado do PAN, André Silva, foi questionado pelos jornalistas sobre o projeto de resolução apresentado pelo CDS-PP, que recomenda ao Governo que submeta a votação os Programas de Estabilidade e Nacional de Reformas e que proceda à revisão dos dois documentos.

À partida aquilo que diríamos, antes de ler o projeto de resolução, é que deve caber ao Governo querer ou não levar o plano a votação", respondeu André Silva.

"Ainda não analisámos aprofundadamente o projeto de resolução e portanto deverá caber, acima de tudo, ao Governo e o Governo deverá ter esse entendimento de querer ou não levar a votação. Antes de mais queremos ler e analisar aquilo que está no projeto de resolução", justificou.

Segundo o deputado do PAN, esta questão do Programa de Estabilidade foi falada "de uma forma muito genérica" com o Presidente da República nesta reunião, considerando o parlamentar que "sobretudo é necessário que haja estabilidade ao nível interno no país", cita a Lusa.

Na quarta-feira, no debate, no Parlamento, dos Programas de Estabilidade e Nacional e Reformas, será votado este projeto de resolução dos centristas.

André Silva explicou que esta primeira audiência com o Presidente da República foi "um encontro vasto para abordar e falar daquilo que tem sido a atividade parlamentar e partidária", tendo estado em discussão várias questões entre o partido e o chefe de Estado.

O deputado do PAN manifestou preocupação em relação ao contexto internacional, adiantando que para o partido e para o Presidente da República "é importante garantir a estabilidade interna".

O PAN espera que este contacto institucional "mais próximo" com o Presidente da República ocorra como maior periodicidade, considerando que esta relação é "importante".

André Silva recordou ainda que passam hoje 30 anos sobre o acidente de Chernobyl e que Portugal tem perto da fronteira a central nuclear mais antiga de Espanha, Almaraz, que "se encontra obsoleta e fora do prazo útil de vida".

"O senhor Presidente da República deu-nos a entender que é sensível a esta questão. Solicitamos que intercedesse dentro daquilo que são as relações bilaterais em relação a este assunto. Ficou bastante sensibilizado e irá diligenciar dentro do quadro das suas possibilidades", adiantou.

Segundo nota de agenda no ‘site' da Presidência da República, depois de já ter recebido as direções do PSD e do CDS, o Presidente da República recebe hoje "pela primeira vez, em delegação, os restantes partidos com assento parlamentar", tendo começado pelo PAN e seguindo-se agora o PEV, o PCP, o BE e o PS.

Continue a ler esta notícia