O Sistema de Avisos à População via SMS desenvolvido pela Proteção Civil para informar as populações em caso de incêndios foi testado em maio passado, com uma taxa de sucesso de 90%, segundo comunicado do Governo nesta quinta-feira.
O Ministério da Administração Interna (MAI) diz que “cerca de 90% das mensagens foram entregues nas duas primeiras horas” quando, a 19 de maio, foi realizado um exercício envolvendo cerca de 1,4 milhões de pessoas.
O SMS foi enviado, ao início da manhã, para os números móveis que se encontravam nos distritos de Aveiro e Viseu.
Este esclarecimento do Ministério surge na sequência da manchete do Jornal de Notícias que dá conta de que as mensagens de aviso demoraram 12 horas a chegar às pessoas.
O sistema de alertas por SMS “destina-se a informar as populações quando é declarado o Estado de Alerta Especial de Nível Vermelho”.
Esta era uma das recomendações da Comissão Técnica que investigou os incêndios de 2017, mas ao JN a Proteção Civil assume que o processo ainda está a ser desenvolvido.
“A mensagem é enviada para as pessoas que se encontram no distrito onde for declarado o estado de alerta - incluindo emigrantes e cidadãos estrangeiros, em inglês e português – e inclui um número de apoio da ANPC para esclarecimento de dúvidas”, esclarece a nota.
O Ministério esclarece que “o conteúdo dos SMS é definido pela ANPC, enviado por esta Autoridade de forma eletrónica para os operadores de comunicações móveis, que por sua vez o remetem para os seus clientes - o que permite que se atinja uma cobertura muita significativa da população”.
Números trocados
Esta quinta-feira, a Proteção Civil, através deste sistema, enganou-se numa mensagem e, com isso, aconselhou a população a ligar para uma empresa de reparação de vidros em caso de emergência.
O erro está no número de telefone, que começa por 808 e que, neste caso, reencaminha as chamadas para a Glassdrive. O número para o qual deve ligar-se é o 800246246.