Teste em maio: 90% dos SMS de emergência chegaram nas primeiras duas horas - TVI

Teste em maio: 90% dos SMS de emergência chegaram nas primeiras duas horas

  • JFP
  • 2 ago 2018, 10:16

Exercício foi realizado com cerca de 1,4 milhões de pessoas. Governo confirma taxa de sucesso

O Sistema de Avisos à População via SMS desenvolvido pela Proteção Civil para informar as populações em caso de incêndios foi testado em maio passado, com uma taxa de sucesso de 90%, segundo comunicado do Governo nesta quinta-feira.

O Ministério da Administração Interna (MAI) diz que “cerca de 90% das mensagens foram entregues nas duas primeiras horas” quando, a 19 de maio, foi realizado um exercício envolvendo cerca de 1,4 milhões de pessoas.

O SMS foi enviado, ao início da manhã, para os números móveis que se encontravam nos distritos de Aveiro e Viseu.

Este esclarecimento do Ministério surge na sequência da manchete do Jornal de Notícias que dá conta de que as mensagens de aviso demoraram 12 horas a chegar às pessoas.

O sistema de alertas por SMS “destina-se a informar as populações quando é declarado o Estado de Alerta Especial de Nível Vermelho”.

Esta era uma das recomendações da Comissão Técnica que investigou os incêndios de 2017, mas ao JN a Proteção Civil assume que o processo ainda está a ser desenvolvido.

A mensagem é enviada para as pessoas que se encontram no distrito onde for declarado o estado de alerta - incluindo emigrantes e cidadãos estrangeiros, em inglês e português – e inclui um número de apoio da ANPC para esclarecimento de dúvidas”, esclarece a nota.

O Ministério esclarece que “o conteúdo dos SMS é definido pela ANPC, enviado por esta Autoridade de forma eletrónica para os operadores de comunicações móveis, que por sua vez o remetem para os seus clientes - o que permite que se atinja uma cobertura muita significativa da população”.

Números trocados

Esta quinta-feira, a Proteção Civil, através deste sistema, enganou-se numa mensagem e, com isso, aconselhou a população a ligar para uma empresa de reparação de vidros em caso de emergência.

O erro está no número de telefone, que começa por 808 e que, neste caso, reencaminha as chamadas para a Glassdrive. O número para o qual deve ligar-se é o 800246246.

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