Marcelo rejeita leituras nacionais das eleições dos Açores - TVI

Marcelo rejeita leituras nacionais das eleições dos Açores

Marcelo Rebelo de Sousa

PS venceu no domingo as legislativas regionais, conquistando uma nova maioria absoluta ao conseguir eleger 30 deputados do total de 57 parlamentares. O PSD conquistou 19 deputados, o CDS-PP quatro, o BE dois e o PCP-PEV e o PPM um deputado cada um.

O Presidente da República rejeita leituras nacionais dos resultados das eleições nos Açores e defendeu que a abstenção é um problema contemporâneo que deve ser ultrapassado com pedagogia e com democracia participativa.

Eleições regionais são eleições regionais, não têm leituras nacionais", afirmou aos jornalistas, nesta segunda-feira, Marcelo Rebelo de Sousa, num campus de biotecnologia em Genebra onde esteve com o presidente da Suíça, Johann N. Schneider-Ammann, durante a sua visita de Estado a este país.

Questionado sobre a abstenção recorde de 59,16% registada nas eleições regionais dos Açores, o chefe de Estado considerou que esse é "um problema nas democracias contemporâneas, que tem a ver muito com a mudança da democracia" e reflete "o afastamento das pessoas em relação ao poder, àqueles que governam".

O Presidente da República acrescentou que "a democracia não é apenas eleições, é uma participação contínua ao longo do tempo". 

Espero que no futuro aquilo que está a acontecer em muitas democracias e que em Portugal vai acontecendo possa ser ultrapassado por essa democracia participativa."

Marcelo Rebelo de Sousa defendeu também que "é importante fazer uma pedagogia contra a abstenção" e que "essa pedagogia não se pode fazer só em período eleitoral ou pré-eleitoral".

O PS venceu no domingo as eleições legislativas regionais dos Açores, conquistando uma nova maioria absoluta ao conseguir eleger 30 deputados do total de 57 parlamentares da Assembleia Legislativa Regional.

O PSD conquistou 19 deputados, o CDS-PP quatro, o BE dois e o PCP-PEV e o PPM um deputado cada um.

Em relação às anteriores eleições, em 2012, os socialistas perdem um deputado tal como o PSD, enquanto o CDS-PP e o BE ganham um cada. O PCP-PEV e o PPM mantêm um deputado cada.

A abstenção atingiu 59,16%, um recorde em eleições regionais nos Açores. Em 2012, não foram às urnas 52,12% dos eleitores.

Continue a ler esta notícia