10 mil para ouvir Sócrates em comício - TVI

10 mil para ouvir Sócrates em comício

José Sócrates visita portugueses na Venezuela

PS de Braga organiza rentrée política do partido em Guimarães com o líder socialista e Carlos César, do PS/Açores

Relacionados
O PS de Braga organizou o comício de «rentrée» política do partido em Guimarães, presidido por José Sócrates, com o objectivo de reunir nove mil a dez mil militantes e simpatizantes, disse, esta sexta-feira, à agência Lusa, fonte partidária.

O presidente da Federação Distrital do PS, Joaquim Barreto adiantou que as estruturas concelhias e os militantes querem mostrar, sábado, no Pavilhão Multiusos, o seu apoio ao chefe do partido e primeiro-ministro: «Vamos mostrar ao País que o PS está solidário com o Governo».

Barreto, que é também presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, reconhece que o desemprego é, como sempre foi, um dos principais problemas do Distrito mas diz que «estão a ser feitos os investimentos necessários para enfrentar a situação».



De acordo com fonte da direcção do PS, o comício que pretende assinalar a abertura do ano políticos dos socialistas terá em primeiro lugar a «marca simbólica» do regresso de José Sócrates ao mesmo local em que foi formalmente eleito secretário-geral no congresso de 2004. «O comício marca também o arranque para um ano político eleitoral, ciclo que começa já em Outubro com as eleições regionais dos Açores», disse a mesma fonte, numa alusão à presença e ao destaque concedido a Carlos César na lista de oradores.

Além de José Sócrates e de Carlos César, discursam no comício o presidente da Câmara de Guimarães, António Magalhães, e o líder do PS/Braga, Joaquim Barreto.

O comício terá como «slogan» a expressão «A força da mudança» e será assente em dois pilares: «Inovação e solidariedade». «Esta mensagem pretende sublinhar a ideia de que Portugal tem tido desde Março de 2005 um Governo reformista, responsável pela introdução de mudanças modernizadoras na sociedade portuguesa», justificou fonte da direcção do PS.

«15 exemplos de mudanças para um Portugal moderno» em filme

Antes dos discursos do líder socialista e do presidente do Governo Regional dos Açores será exibido um filme com exemplos de «15 exemplos de mudanças para um Portugal moderno».

Nesse mesmo filme, são apresentados como exemplos de mudanças o Plano Tecnológico, a aposta na ciência e a introdução do inglês no ensino básico, o sistema de empréstimos para estudantes do Ensino Superior, o programa Novas Oportunidades, a consolidação das finanças públicas, os investimentos em Portugal, a estratégia de desenvolvimento das energias renováveis e o programa de simplificação administrativa (Simplex).

A direcção do PS reivindica ainda como «marcas de mudanças» medidas como a lei da paridade, a criação do complemento solidário para idosos e as unidades familiares de saúde, as políticas de família com a concessão do abono pré-natal às grávidas, a interrupção voluntária da gravidez até às dez semanas e a reforma das farmácias.
Continue a ler esta notícia

Relacionados