Assis avisa que não aceitará cargos executivos partidários - TVI

Assis avisa que não aceitará cargos executivos partidários

Candidato derrotado à liderança do PS reconhece a distância em relação aos militantes

O candidato derrotado nas eleições para secretário-geral do PS, Francisco Assis, avisou, este sábado, que não aceitará cargos executivos partidários, que apresentará listas próprias no congresso e reconheceu distância sua face aos militantes socialistas. Palavras de Francisco Assis proferidas na conferência de imprensa onde assumiu a derrota nas eleições do PS para o cargo de secretário-geral.

Em termos futuros, Assis referiu que perdeu a sua candidatura à liderança, mas frisou que as ideias «nunca são verdadeiramente derrotadas». «Continuarei a bater-me dentro e fora do PS pelas ideias em que acredito, pela visão que tenho sobre o PS e o nosso país. É preciso um esforço colectivo para que o PS se torne rapidamente uma alternativa para ganhar as próximas eleições, seja regionais, autárquicas ou legislativas» declarou.

Sobre o seu futuro político, Francisco Assis disse que apresentará listas próprias no próximo Congresso Nacional do PS, entre 09 e 11 de Setembro, que estará disponível para colaborar com o novo líder, António José Seguro, mas com limites.

Face à derrota averbada, Assis considerou natural que se afaste da primeira linha da vida política, que o seu tempo como líder parlamentar «acabou» e que não aceitará cargos executivos (caso do Secretariado Nacional) «ou com relevância partidária».

«As vitórias tornam-nos pessoas mais felizes, mas as vitórias tornam-nos seguramente pessoas mais fortes, porque aprendemos com as derrotas e retirei alguns ensinamentos deste processo. Acho que os militantes do PS tinham uma relação de algum distanciamento, mas terei agora tempo para superar essa dificuldade e dedicar-me-ei a isso. Percebi que eles me respeitam, mas que há alguma distância», salientou.
Continue a ler esta notícia