João Soares acusa Aguiar Branco de «não ligar peva» ao Parlamento - TVI

João Soares acusa Aguiar Branco de «não ligar peva» ao Parlamento

João Soares (arquivo)

Deputado socialista compara comissão de Defesa à «orquestra do Titanic a tocar enquanto o navio se afundava»

Relacionados
O deputado socialista João Soares comparou a comissão de Defesa à «orquestra do Titanic a tocar enquanto o navio se afundava» e acusou o ministro de «não ligar peva» ao Parlamento na discussão do novo conceito estratégico.

Numa intervenção no final da reunião semanal da comissão parlamentar de Defesa, Soares defendeu que esta deve ter um papel «mais pró-ativo» e menos rotineiro e acusou Aguiar Branco de não envolver os deputados que acompanham a área na discussão do conceito estratégico.

«Eu gosto muito de estar aqui com estas pessoas, mas gostava que pudéssemos ter alguma reflexão e um papel um bocadinho mais pró-ativo, as visitas que fazemos são interessantes, os encontros de rotina com os chefes são interessantes, alguns de nos já viram aqui powerpoints muito interessantes, mas gostava que fossemos para além disso», afirmou.

O deputado do PS e ex-presidente da Câmara Municipal de Lisboa lamentou o atual papel da comissão de Defesa quando o país atravessa «uma situação extremamente difícil e está à beira da bancarrota».

No mesmo sentido, João Soares referiu que os deputados se deviam empenhar na preparação da discussão do Orçamento do Estado para 2013: «Gostava que o nosso comportamento no debate orçamental daqui a quinze dias resultasse da reflexão de cada uma das camisolas partidárias que aqui estão.»

O parlamentar socialista defendeu que o trabalho da comissão deve ir para lá da «mera lógica do regimento» parlamentar e que há «problemas muito sérios nas Forças Armadas» a discutir.

Já o presidente da comissão, José Matos Correia, sustentou que a sua função deve ter um cariz «institucionalizado» e não «politizado» e que não lhe compete «substituir-se aos grupos parlamentares».

«Nenhum grupo parlamentar aqui representado fez chegar nenhum pedido de discussão sobre essas matérias, há aqui cinco grupos parlamentares e nenhum me fez chegar nenhuma proposta. Eu, por dever institucional das minhas funções, não me posso substituir a eles», frisou.

Ministério diz que todos os deputados foram convidados para debates

O Ministério da Defesa disse hoje à Lusa ter endereçado convites aos deputados da comissão parlamentar que acompanha o setor para estarem presentes «nas oito conferências sobre o conceito estratégico que decorreram na última semana».

«Está a decorrer o debate público sobre o conceito estratégico, tendo sido realizadas na última semana, em todo o país, oito conferências que contaram inclusivamente com deputados da comissão de Defesa e do PS, que não o deputado João Soares», contou o ministério, garantindo, no entanto, que o socialista foi «convidado» a estar presente.

A mesma fonte referiu ainda que «na última sessão legislativa o ministro da Defesa foi dez vezes à comissão de Defesa» e que «já há três reuniões agendadas» para esta sessão, garantindo que Aguiar Branco «está disponível para ir ao Parlamento sempre que isso for solicitado».

[notícia atualizada]
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE