José Sócrates: «Este Governo durará os quatro anos» - TVI

José Sócrates: «Este Governo durará os quatro anos»

Primeiro-ministro indigitado lamenta «não» dos partidos da oposição, mas realça abertura para consensos no Parlamento

José Sócrates disse estar convicto que o próximo Governo irá cumprir a nova legislatura na íntegra e que tudo fará para que isso aconteça. O primeiro-ministro indigitado sublinhou ainda que os encontros com os partidos tinham a finalidade de encontrar «soluções políticas que permitissem garantir a reforçar a estabilidade política», lamentando que isso não tenha acontecido.

«Eu parto sempre com a expectativa de servir o meu país e julgo que o serviríamos se estabelecêssemos um diálogo que conduzisse a soluções políticas que permitissem garantir a reforçar a estabilidade política. Mas julgo que o mais importante, neste momento, é sublinhar a atitude dos partidos, que se dispõem a encontrar esses consensos e a procurar esse diálogo e esses compromissos na Assembleia da República», disse José Sócrates esta quinta-feira à noite, finalizados os encontros com os líderes dos partidos com assento parlamentar, realizados nos últimos dois dias.

José Sócrates sublinhou que cumpriu o seu «dever» de «dialogar com todos os partidos, sem excepção». Mas que «todos deram, com nuances, a mesma resposta». Depois, do «não» de PSD, CDS, BE e PCP a coligações ou acordos governativos, o primeiro-ministro afirmou que irá promover «as diligências necessárias no sentido de apresentar ao sr. Presidente da República, nos termos das Constituição, um Governo da responsabilidade do PS».

Sem entendimentos à esquerda ou à direita, José Sócrates salientou que «a base política» do programa do novo Executivo «deve ser» também «o programa político do PS».

«Este Governo durará os quatro anos. É com esse espírito que parto, porque o país tem dificuldades e problemas pela frente que exigem estabilidade política. E julgo que todos os portugueses me acompanham nesse objectivo e nessa ambição», concluiu.
Continue a ler esta notícia