Seguro e Assis trocam acusações em debate azedo - TVI

Seguro e Assis trocam acusações em debate azedo

Candidatos à liderança do PS trocaram argumentos sobre resultados eleitorais e sobre as eleições primárias internas

Relacionados
O debate televisivo entre os dois candidatos à liderança do PS, António José Seguro e Francisco Assis, terça-feira, na SIC-Notícias, registou dois períodos de discussão contundente, primeiro sobre os últimos resultados eleitorais, depois sobre eleições primárias internas, noticia a Lusa.

Ao longo dos 50 minutos do debate, moderado pela jornalista Ana Lourenço, Seguro e Assis, tal como se esperava, assumiram genericamente posições idênticas de crítica dura face à actual situação da União Europeia, sobre os primeiros dias do Governo de coligação PSD/CDS e sobre o modelo económico liberal conservador.

Ambos também praticamente ignoraram ao longo da discussão os restantes partidos da oposição de esquerda, o PCP e o Bloco de Esquerda.

A discussão azedou pela primeira vez quando António José Seguro, que foi cabeça de lista do PS por Braga nas últimas eleições, considerou que neste distrito os socialistas tiveram o melhor resultado nacional, ultrapassando mesmo o do Porto, círculo pelo qual Assis foi «número um» no último acto eleitoral.

Assis não gostou e atacou Seguro: «Achas que trazes uma nova forma de fazer política, fizeste o elogio de uma posição contra o cinismo, mas devo dizer-te que não deves resvalar para a pequena política», continuando: «Vires aqui fazer o elogio de um resultado supostamente melhor em Braga do que no Porto é um argumento muito débil».

Seguro deixou então alguns avisos a Assis: «É preciso manter o nível do debate, quero que decorra com elevação, tem de haver muita dignidade», declarou, mas Assis ripostou imediatamente, usando palavras duras.

«Não és tu que me vais dar nenhuma lição de dignidade em relação à forma como devemos estar na vida política. Não sou um moralista na vida política e nunca quis dar lições a ninguém. Sou um político com erros e virtudes. Tive no Porto um resultado absolutamente idêntico ao que tiveste, só com uma diferença de décimas e tendo uma oposição de esquerda mais forte do que aquela que tiveste em Braga. Uma coisa é certa, os resultados foram ambos maus», contrapôs Assis.

Perante estas palavras, o ex-ministro de António Guterres respondeu igualmente com palavras duras.

«Francisco Assis, tu falas muito bem, mas é preciso descer à realidade. Falo sempre de factos e eu não gostei que tu te referisses à minha estrutura mental. Convém que te acalmes um bocadinho», disse, numa alusão ao facto de o ex-líder parlamentar o ter considerado mais próximo do primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, em termos de perfil.

«Essas coisas de tentares, por aproximação, com palavras bonitas, vir dizer que sou igual a Passos Coelho, isso não cola. Sou candidato a líder do PS, que é um grande partido, com grandes tradições, com grandes líderes, que sempre souberam afirmar as campanhas internas com grande dignidade», disse.
Continue a ler esta notícia

Relacionados