Seguro quer diretas para escolher candidatos a autarcas - TVI

Seguro quer diretas para escolher candidatos a autarcas

António José Seguro (Paulo Cunha/Lusa)

Mudança faz parte de uma proposta que será apresentada pela direção socialista na reunião da Comissão NAcional do PS, no sábado

Relacionados
O PS vai escolher, em 2013, os seus candidatos a presidentes de câmara através de eleições diretas dos militantes e o mesmo processo se aplicará aos candidatos a deputados nas eleições legislativas de 2015. Esta mudança na escolha dos candidatos a presidentes de Câmara e dos candidatos a deputados à Assembleia da República faz parte de uma proposta que será apresentada pela direção de António José Seguro na próxima reunião da Comissão Nacional do PS, que se realiza sábado.

Ainda no âmbito das mudanças em preparação por parte do Secretariado Nacional do PS, o dirigente socialista António Galamba disse que será apresentada uma proposta para a criação do cargo de secretário-geral adjunto - lugar que existirá quando este partido estiver no Governo e cujo titular não poderá fazer parte do executivo.

O secretário-geral adjunto do PS chefiará uma Comissão Permanente (mais restrito que o Secretariado Nacional), que será constituída maioritariamente por membros que não façam parte do Governo. «Com esta mudança, queremos garantir uma separação clara entre o partido e o Estado», afirmou António Galamba, ex-governador civil de Lisboa e atual secretário nacional para a dinamização do partido.

A realização de eleições diretas, não só para a escolha do secretário-geral socialista, mas também para os primeiros candidatos a autarquias e candidatos a deputados é um ponto que faz parte da moção que o secretário-geral, António José Seguro, apresentou no último congresso.

Do universo das «diretas» fica fora as escolha dos candidatos às eleições europeias, que continuarão a ser eleitos pela Comissão Política do PS.

Em relação à forma como serão escolhidos os candidatos a deputados à Assembleia da República, António Galamba referiu à agência Lusa que os detalhes do processo ainda não estão totalmente concluídos, mas admitiu que os candidatos a deputados se apresentem aos militantes em listas fechadas alternativas e não de forma individual.

A par desta alteração, o PS vai apertar as regras de fiscalização em processos de votação interna e nos processos de adesão a este partido. Desta forma, em cada ficha de adesão terá de constar obrigatoriamente uma fotocópia de um documento oficial - documento que também tem de ser apresentado no momento de cada votação por parte do militante.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos