Sócrates: «Votei com emoção e votei bem» - TVI

Sócrates: «Votei com emoção e votei bem»

Secretário-geral do PS votou pela primeira vez em Lisboa numas eleições autárquicas

Relacionados
O secretário-geral do PS afirmou que votou com «emoção» e «bem» pela primeira vez em Lisboa numas eleições autárquicas e recusou a ideia de que os portugueses estejam saturados de actos eleitorais.

«Este é um dia muito especial, como todos os dias em que se vota. Mas para mim é um dia ainda mais especial, porque foi a primeira vez que votei numas eleições autárquicas em Lisboa. Votei com emoção e votei bem, de acordo com aquilo que é a minha preferência», declarou José Sócrates.

Para o primeiro-ministro, este dia de eleições «é também especial porque os portugueses são chamados a escolher os seus dirigentes locais».

«As câmaras municipais têm actualmente um papel essencial no desenvolvimento do país. Espero que toda a gente sinta a motivação de votar e de participar na resolução dos problemas dos seus municípios», disse.

Confrontado com a ideia de que muitos portugueses estão saturados por terem sido chamados às urnas por três vezes, num espaço de tempo inferior a quatro meses, Sócrates recusou essa perspectiva.

«Considero que os portugueses querem participar naquilo que são escolhas muito diferentes: primeiro a europeia, depois a legislativa e agora a autárquica. Claro que houve uma concentração de actos eleitorais, o que também motivou uma concentração da actividade política, mas estou convencido que os portugueses querem participar», advogou.

Neste contexto, José Sócrates frisou ainda que os três actos eleitorais «são distintos e todos eles têm a ver com o quadro da vida dos portugueses».

Interrogado se já estava a fazer convites para o seu novo Governo, o líder socialista recusou-se a responder à pergunta, alegando não ser «o momento para falar nisso». «Este é o momento para escolher e participar, não para discutir política. Temos muitos dias para discutir política para além deste», argumentou.

José Sócrates falava aos jornalistas após ter voltado a votar num stand de automóveis junto à avenida da Liberdade, espaço que serve de assembleia eleitoral a uma Junta de Freguesia do centro de Lisboa.

Sócrates comenta homicídio em Ermelo

O primeiro-ministro condenou em «absoluto» o acto de violência registado em Ermelo.

«Lamento e condeno esses incidentes, que desconheço se estão ou não ligados à política. Não tenho conhecimento pormenorizado do que se passou. Espero que seja feita justiça», declarou.

«Um acto de violência, se ligado a uma questão política, mancha sempre um dia de eleições. Espero que o dia decorra sem mais incidentes», acrescentou.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos