Vital Moreira: «Gostava de ter o apoio de Manuel Alegre» - TVI

Vital Moreira: «Gostava de ter o apoio de Manuel Alegre»

Cabeça de lista do PS às eleições europeias assume-se como amigo do ex-candidato à Presidência da República e diz que conta com Ana Gomes para o Parlamento Europeu

Relacionados
Foi a grande surpresa do XVI Congresso Nacional do PS. Vital Moreira será o cabeça de lista do partido para as eleições europeias. Um nome forte, um não militante e amigo de Manuel Alegre.

Siga o congresso AO MINUTO

Será uma forma de resolver o problema de José Sócrates? «Sempre disse que Manuel Alegre está bem no PS», frisou o próprio Vital Moreira, garantindo que a sua escolha para as europeias nada terá a ver com uma aproximação a Alegre: «Sou amigo dele e respeito-o como resistente anti-fascista, poeta e militante do PS. Pela concepção que tenho do PS, que é um partido plural, acho que o Manuel alegre é um elemento importante e gostaria de ter o seu apoio».

Moreira esclareceu que o convite foi feito «há bastantes dias», mas não foi fácil decidir, porque toda a sua vida irá mudar. «A minha primeira reacção foi de resistência, porque uma pessoa não chega a esta idade e muda radicalmente de vida. Esta decisão torna incompatível quase tudo o que venho fazendo até agora. Estes compromissos só se assumem obtido um grau de auto-satisfação e aceitei porque há momentos em que não podemos dizer não», explicou.

PS aplaude escolha de Vital Moreira

Quanto à sua lista para as europeias, Vital Moreira não quis avançar dados, mas Ana Gomes estará entre os escolhidos: «Tenho a certeza que contarei com ela na lista».

Socialista «freelancer»

Nascido em Vilarinho de Bairro em 8 de Novembro de 1944, o cabeça de lista do PS às próximas eleições europeias é um ex-militante do PCP, partido que chegou a representar como deputado na Assembleia da República.

É professor associado da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, onde se licenciou em Direito e obteve o grau de Doutor em Ciências Jurídico-Políticas, sendo um dos mais reputados constitucionalistas portugueses. Foi Juiz no Tribunal Constitucional entre 1983 e 1989.

Durante o discurso no Congresso, auto-intitulou-se socialista «freelancer», numa ligação óbvia à faceta de comentador que tem vindo a alimentar nos últimos anos. É comentador do programa «Roda Livre» do TVI24, colunista no «Diário Económico» e no «Público» e mantém um dos blogues mais lidos da blogosfera, o Causa Nossa.

Leia tudo sobre o XVI Congresso Nacional do PS:

Vital Moreira encabeça lista às europeias do PS

Manuel Alegre é o grande ausente do Congresso

«Questões internas do partido são secundárias», diz António José Seguro

Louçã diz que é uma «honra» ser principal adversário do PS

PS: Jaime Gama continua a liderar Comissão Nacional

O único «Magalhães» no congresso do PS (fotos)

www.socrates2009.com à maneira de Obama
Continue a ler esta notícia

Relacionados