Vital Moreira lança livro «Nós Europeus» - TVI

Vital Moreira lança livro «Nós Europeus»

Vital Moreira no Congresso do PS

Conjunto de crónicas do cabeça de lista do PS às eleições para o Parlamento Europeu será apresentado esta quarta-feira

Relacionados
O cabeça de lista do PS às eleições para o Parlamento Europeu, Vital Moreira, lança quarta-feira o livro «Nós Europeus», numa sessão em que também estará presente o secretário-geral socialista, José Sócrates, avança a Lusa.

A sessão de apresentação do livro, que é editado pelas Publicações Dom Quixote, está prevista para o final da tarde, no espaço «BBC» em Lisboa.

«Nós Europeus» contém um conjunto de crónicas escritas pelo constitucionalista da Universidade de Coimbra sobre política europeia e que foram publicadas ao longo dos últimos anos nos jornais «Diário Económico» e «Público».

O livro tem prefácio do dirigente do PS e ex-comissário europeu António Vitorino, que abre o seu texto lembrando como o autor se definiu no momento em que foi apresentado como cabeça de lista às europeias, durante o último congresso do PS: um «socialista freelance».

No mesmo prefácio, António Vitorino escreve que «o acervo» de textos do livro retratam «um homem, um pensador, um jurista e um académico possuidor de um pensamento próprio sobre a Europa, alguém dotado de um elevado sentido de empenhamento cívico e intelectual no projecto europeu, um europeu com a vontade e a determinação de ser parte activa da construção de uma Europa mais livre, mais justa, mais eficaz e mais solidária».

«A primeira condição para que tal seja possível é que cada um de nós, no seu local próprio e a partir da sua trincheira, assuma a Europa como coisa nossa e não «deles», se aproprie dos temas, assuma os desafios e empreste o seu contributo para o futuro de um projecto original, único e insubstituível, iniciado há cinquenta e dois anos em Roma», refere Vitorino.

Num texto cheio de elogios ao autor, o ex-comissário europeu classifica Vital Moreira como «um europeu de corpo inteiro».
Continue a ler esta notícia

Relacionados