Zorrinho: redução de deputados não é prioridade - TVI

Zorrinho: redução de deputados não é prioridade

Responsável da bancada socialista referiu-se assim à proposta lançada pelo líder do partido

Relacionados
O líder parlamentar do PS considerou esta quinta-feira que a redução do número de deputados, no âmbito da reforma do sistema político, não é matéria «tabu», mas advertiu que o assunto não é prioritário na agenda dos socialistas.

Carlos Zorrinho falava aos jornalistas no final da reunião do Grupo Parlamentar do PS, em que adiantou que a questão da redução do número de deputados foi objeto de discussão «com muita serenidade».

«Para o PS, não há nenhum tema tabu, já que considera que a modernização do sistema político é um tema importante. Os deputados discutiram o tema com serenidade, mas, para nós, é muito claro que esse não é um tema prioritário. Prioritário para o PS é a proposta do Governo de Orçamento do Estado para 2013 e a situação complexa em que os portugueses vivem», contrapôs Carlos Zorrinho.

A questão da reforma do sistema político foi colocada na passada sexta-feira pelo secretário-geral do PS, António José Seguro, durante um jantar comemorativo da revolução de 5 de Outubro de 1910 em Alenquer.

Confrontado com declarações de vários deputados socialistas que contestam a redução do número de deputados, o líder parlamentar do PS respondeu: «Queremos discutir o tema [da reforma do sistema político] e com outros partidos, com a sociedade portuguesa, porque este não é um tema tabu».

«Não há aqui nenhum recuo, mas ao mesmo tempo não é um tema prioritário. É assim que o Grupo Parlamentar do PS entende», disse.

Interrogado sobre o motivo que levou o secretário-geral do PS em admitir a possibilidade de uma redução do número de deputados, Carlos Zorrinho reiterou a tese de que António José Seguro «falou sobre um tema que não é tabu».

«Este não é um tema para se aprovar no dia seguinte. Uma reforma do sistema político exige muita maturação e há sempre um bom momento para começar», afirmou.
Continue a ler esta notícia

Relacionados