Casamento homossexual: «Eu voto contra» - TVI

Casamento homossexual: «Eu voto contra»

Marques Guedes

Secretário-geral do PSD diz que partido terá posição oficial

Relacionados
O secretário-geral do PSD, Luís Marques Guedes, declarou-se esta quarta-feira contra o alargamento do casamento civil aos homossexuais e assegurou que o seu partido terá uma posição oficial sobre a matéria, escreve a Lusa.

Questionado sobre a sua posição pessoal em relação à possibilidade de duas pessoas do mesmo sexo se casarem, Marques Guedes respondeu: «Eu voto contra».

O Parlamento vai discutir e votar no dia 10 de Outubro dois projectos de lei do BE e dos Verdes que permitem o casamento entre homossexuais.

Marques Guedes adiantou à agência Lusa que «o PSD vai seguramente ter uma posição oficial sobre a matéria, como teve em relação ao divórcio», referindo que «ainda não houve discussão no partido».

O secretário-geral do PSD considerou improvável que haja liberdade de voto para os deputados do grupo parlamentarsocial-democrata nesta matéria: «Dificilmente acho que possa ser entendida como uma questão do foro íntimo».

Também o vice-presidente da bancada social-democrata Hugo Velosa defendeu que «não deveria haver liberdade de voto» para os deputados do PSD em relação aos projectos do BE e dos Verdes.

«Há uma posição política que tem de ser assumida. O assunto vai ser discutido no grupo parlamentar e vamos ver qual é a posição», afirmou Hugo Velosa.

Por sua vez, o deputado social-democrata e ex-presidente da JSD Pedro Duarte disse ter «uma posição de grande abertura» em relação ao alargamento do casamento aos homossexuais, embora não tenha ainda «opinião sobre os projectos de lei em si».

Pedro Duarte ressalvou que a sua «opinião pessoal» não implica que seja a favor de uma alteração legislativa neste momento. «Deve haver passos graduais para haver uma aceitação social».

«Poderia haver uma absoluta igualdade de direitos mas não se adoptar o mesmo nome, ser uma união civil», sugeriu o deputado do PSD, considerando que «este debate na sociedade portuguesa ainda não se fez».

Questionado sobre o assunto, o vice-presidente da bancada social-democrata José Eduardo Martins considerou que «não é uma prioridade». «Não rejeito à partida [o casamento entre homossexuais]».
Continue a ler esta notícia

Relacionados