Todos querem as autárquicas a 1 de outubro - TVI

Todos querem as autárquicas a 1 de outubro

  • AM/CM
  • 29 mar 2017, 20:16
Eleições

Primeiro-ministro António Costa recebeu na segunda e na quarta-feira os partidos com assento parlamentar para auscultar as preferências quanto à data. Em cima da mesa estavam três hipóteses

É consensual: todos os partidos preferem que as eleições autárquicas se realizem a 1 de outubro.

Depois de na segunda-feira o primeiro-ministro ter recebido PSD, CDS-PP, PEV e PAN, nesta quarta, após o interregno de um dia nas audiências para uma deslocação à Madeira, foi a vez de António Costa ouvir BE, PCP e PS.

E das três datas em vista, os partidos com assento parlamentar preferem 1 de outubro a 24 de setembro ou 8 de outubro.

O PS defendeu hoje junto do Governo que as próximas eleições autárquicas se deverão realizar no próximo dia 1 de outubro, tal como os partidos ouvidos antes.

Perante os jornalistas, após ter sido recebido em audiência pelo primeiro-ministro, António Costa, em São Bento, o presidente do PS, Carlos César, adiantou ainda que os socialistas, até 6 maio, dia em que realizam uma convenção autárquica, concluirão "grosso modo" o seu processo de escolha dos candidatos às eleições locais.

Tendo ao seu lado a secretária-geral adjunta do PS, Ana Catarina Mendes, Carlos César disse que a data proposta pelo PS para a realização de eleições autárquicas "coincide com aquela que foi sugerida pelos demais partidos, 1 de outubro".

O PS atribui uma grande importância às eleições autárquicas, num momento em que se discute no país o aprofundamento da descentralização política com base no reforço das autarquias locais e das entidades intermunicipais. Entendemos que a democracia local é um dos sustentáculos mais importantes do Estado e que a reforma a esse nível é uma das mais importantes para o aprofundamento democrático do país."

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, também considerou hoje que a data de 1 de outubro é a mais consensual para a realização de eleições autárquicas, estando suficientemente distante da discussão do próximo Orçamento do Estado.

Catarina Martins falava aos jornalistas após ter sido recebida em audiência pelo primeiro-ministro, António Costa, em São Bento, encontro integrado na ronda de consultas do Governo aos partidos para a marcação das próximas eleições autárquicas.

É um dia com a distância suficiente face à entrada da proposta do Governo de Orçamento do Estado para 2018 na Assembleia da República, está perto da data em que anteriormente se realizaram as eleições autárquicas e evita-se setembro, um mês em tradicionalmente muitas pessoas ainda gozam férias e em que está a começar o ano letivo", justificou, lembrando o "consenso alargado".

Para Catarina Martins, que se encontrava acompanhada pelo dirigente Pedro Soares e pelo candidato bloquista à presidência da Câmara de Lisboa, Ricardo Robles, a data de "1 de outubro permite uma campanha eleitoral autárquica participada e um dia eleitoral também participado".

De igual modo, no final do encontro de hoje com António Costa, o secretário-geral do PCP defendeu a mesma data para a realização das eleições.

Perante os jornalistas, Jerónimo de Sousa considerou que 1 de outubro é o dia que permite uma "maior participação eleitoral", uma vez que em setembro "ainda muitos portugueses se encontram de férias".

Já o 8 de outubro fica, para o líder comunista, demasiado próximo do feriado de 5 de Outubro.

Foi uma reunião positiva. Também fizemos um apelo ao Governo para que, neste quadro eleitoral, de disputa partidária, se mantenha numa posição de isenção, permitindo que cada força política conte com as suas próprias forças e consiga o resultado pelo qual luta", acrescentou.

Na segunda-feira, o PSD defendeu que as eleições autárquicas se realizem a 1 de outubro, numa declaração feita pela vice-presidente Teresa Leal Coelho e candidata do partido à Câmara Municipal de Lisboa.

O PSD considera que a melhor data para a realização de eleições autárquicas é o próximo 1 de outubro", afirmou, no final de uma audiência com o Governo.

A vice-presidente do PSD disse ser "fundamental mobilizar os portugueses para estas eleições" e considerou que esta data dá garantias que todos os candidatos "possam apresentar os seus projetos e que a sociedade civil pode acompanhar todo o processo de uma forma participativa e intensa".

Teresa Leal Coelho apelou ainda a que o processo autárquico decorra "com isenção, imparcialidade e transparência".

Fazemos apelo a todos os atores políticos para que se comportem com isenção, transparência e imparcialidade e a todos, também ao Governo, que neste período pré-eleitoral tenham uma particular parcimónia no que diz respeito a eventuais atuações menos isentas", disse, apelando a que não haja "autarquias de primeira e autarquias de segunda", dependendo da cor política de quem as governa.

Além de Teresa Leal Coelho, a delegação do PSD integrou o secretário-geral, José Matos Rosa, o coordenador autárquico, Carlos Carreiras, e António Leitão Amaro, vice-presidente do grupo parlamentar.

Também a líder do CDS-PP, Assunção Cristas, apontou 1 de outubro como "a melhor data" para realizar as eleições autárquicas.

Na perspetiva do CDS, das três datas possíveis - 24 de setembro, 1 e 8 de outubro -, entendemos que a melhor data será o dia 1 de outubro", afirmou Assunção Cristas, no final de uma audiência com o Governo que durou cerca de meia hora.

Para a líder do CDS-PP, "dia 24 ainda é tempo de férias para muitas famílias portuguesas e dia 8 já seria afetado pela ponte do feriado do 5 de outubro".

A data de 1 de outubro é a mais adequada e também corresponde à data do fim de semana das anteriores eleições autárquicas", justificou.

Assunção Cristas, que é também candidata pelo CDS-PP à câmara de Lisboa e este mês tinha desafiado o Governo a marcar rapidamente as eleições autárquicas, considerou que esse repto "foi positivamente acolhido" com a marcação destas auscultações aos partidos.

Questionada se a sugestão da data de 1 de outubro foi bem recebida pelo Governo, Assunção Cristas disse apenas acreditar que a "a escolha pode recair sobre 1 de outubro".

PAN e PEV também defendem eleições a 1 de outubro

O partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN) defendeu que as eleições autárquicas se realizem a 1 de outubro, a mesma data apontada por PSD, CDS-PP e PEV.

Partilhámos com o primeiro-ministro que, na posição do PAN, o dia ideal para as eleições autárquicas seria o dia 1 de outubro", afirmou o dirigente do PAN Francisco Guerreiro.

O PAN partilhou ainda com o Governo os seus objetivos autárquicos, que passam pela eleição de um vereador em Lisboa.

O Partido Ecologista "Os Verdes" (PEV) defendeu também que as eleições autárquicas sejam marcadas essa data.

O mais sensato seria realizar as eleições autárquicas a 1 de outubro", defendeu o deputado do PEV José Luís Ferreira.

O deputado do PEV considerou que das três possibilidades apontadas pelo calendário eleitoral - 24 de setembro, 1 e 8 de outubro - a primeira data "é um período durante o qual as famílias ainda estão preocupadas com o arranque do ano letivo e há muitas escolas que servem de assembleia eleitoral, o que poderia perturbar o arranque do ano letivo".

O que nos afasta do dia 8 é que, havendo um feriado na quinta-feira, poderia haver muita gente a querer passar o fim de semana fora de casa", justificou, no final de uma audiência muito rápida com o Governo.

De acordo com a Lei Eleitoral dos Órgãos das Autarquias Locais, a data das autárquicas é marcado por decreto do Governo com, pelo menos, 80 dias de antecedência.

Segundo a lei, as eleições terão de realizar-se entre os dias 22 de setembro e 14 de outubro e terá de recair num domingo ou em dia feriado nacional.

Em 2013, o anterior Governo marcou a 13 de junho as eleições para 29 de setembro.

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE