Revisão Constitucional: «Assunto muito sério» diz Sócrates - TVI

Revisão Constitucional: «Assunto muito sério» diz Sócrates

José Sócrates (LUSA)

Primeiro-ministro remete posição do partido para final da reunião do secretariado nacional do PS

Relacionados
O primeiro-ministro, José Sócrates, considerou esta terça-feira «um assunto muito sério» a revisão constitucional, remetendo para a reunião do secretariado nacional do PS uma posição do partido sobre o anteprojecto do PSD de revisão da Lei Fundamental, escreve a Lusa.

Revisão Constitucional: saiba o que o PSD quer

«É um assunto sério e por isso convoquei uma reunião do Secretariado Nacional do PS. É tudo quanto tenho a dizer», disse o chefe de Governo e secretário geral socialista, questionado pelos jornalistas à entrada de uma cerimónia de entrega de diplomas no âmbito da iniciativa Novas Oportunidades, que decorre no Centro de Congressos da Exponor.

José Sócrates convocou para quarta-feira ao fim da tarde uma reunião para definir a posição do partido sobre a proposta do PSD.

«Pequenos interesses instalados»

Entretanto, três secretários de Estado acusaram o presidente do PSD de permitir que a sua bancada defenda «pequenos interesses instalados» no país e só defenda a liberalização «da saúde» e nos «despedimentos».

A posição foi assumida em conferência de imprensa conjunta dada por José Junqueiro (Administração Local), Maria Manuel Leitão Marques (Modernização Administrativa) e Correia da Fonseca (Transportes), depois de a oposição em bloco, na passada sexta-feira, ter revogado dois decretos do executivo sobre o novo regime de inspecção de veículos e sobre urbanização e edificação ¿ este último com particular incidência no campo das certificações de instalações de gás e de eletricidade.

Na conferência de imprensa, os três secretários de Estado acusaram o PSD de ter liderado «na sexta-feira negra» a contestação a estes três diplomas revogados, com as críticas mais duras a partirem do também líder do PSD/Viseu, José Junqueiro.

Deputado do PSD omitiu ligação ao sector do gás

O secretário de Estado da Administração Local disse ainda ter informações que um deputado do PSD, que liderou a contestação ao diploma sobre inspecções, votando contra, já fez parte de órgãos sociais ligados ao sector do gás.

Na conferência de imprensa, porém, José Junqueiro recusou-se a identificar quem é esse deputado do PSD, cuja actuação terá colidido com o regime parlamentar de incompatibilidades e declarações de interesses, alegando ser fácil identificá-lo.
Continue a ler esta notícia

Relacionados