Sócrates vale-se de Obama, Zapatero e Sarkozy para defender TGV - TVI

Sócrates vale-se de Obama, Zapatero e Sarkozy para defender TGV

Sócrates em campanha

Líder do PS recusa tempo de «orgulhosamente sós»

Relacionados
O TGV voltou a entrar na agenda de José Sócrates esta terça-feira. Num almoço com empresários, em Torres Novas, o secretário-geral do PS referiu-se ao acordo entre a França e a Espanha, para antecipar a integração das redes de alta velocidade, assim como os planos de Barack Obama, nos EUA, nesta área, para falar da necessidade de Portugal não ficar à parte do resto da Europa.

«Eu sou do tempo em que ouvi falar de orgulhosamente sós e não quero que esse tempo regresse», disse, numa crítica velada a Manuela Ferreira Leite, José Sócrates, suscitando um forte aplauso entre os mais de 600 presentes, dizendo ainda que é importante Portugal estar «ligado ao centro da Europa».

«Vejam Barack Obama, nos EUA, com um programa de modernização das infraestruturas para dar emprego, para dar oportunidades, para modernizar a economia. Em infraestruturas rodoviárias, na alta velocidade», apontou, para depois apresentar um caso mais próximo.

«Zapatero encontra-se com Sarkozy e decidem um programa conjunto para acelerar a ligação em alta velocidade entre os dois países», anotou. «É por isso que eu advogo que o Estado português deve também fazer investimentos, em particular neste momento».

«Neste momento seria aboslutamente imoral se o estado não fizesse o seu dever», reforçou José Sócrates, argumentando que o se o Governo não tivesse investido «muitas empresas teriam fechado». «Para muitos portugueses depende de investimento do Estado terem ou não terem emprego», acrescentou.

José Sócrates dedicou maior parte do tempo do seu discurso à educação, justificação esse alinhamento, perante uma audiência de empresários, dizendo que as qualificações são «o primeiro ponto de uma agenda económica». «Não quero estar todo o dia a falar de educação, mas não resisto», confessou.

Durante a manhã, o líder do PS esteve em Pego, no concelho de Abrantes, onde visitou um centro de dia e jardim de infância. José Sócrates voltou a referir-se à importância do apoio do Estado a instituições de solidariedade social.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE