Taxa de desemprego: Portugal «está no caminho certo» - TVI

Taxa de desemprego: Portugal «está no caminho certo»

Hugo Soares

A reação do PSD aos números do INE. Segundo dados revelados esta manhã pelo INE, a taxa de desemprego (dos 15 aos 74 anos) estimada para dezembro em Portugal é de 13,4%, menos 0,1 pontos percentuais do que o estimado para novembro.

Relacionados
O PSD congratulou-se esta quinta-feira pela diminuição da taxa desemprego de «uma forma consolidada e sustentada», considerando que os números do Instituto Nacional de Estatística (INE) agora conhecidos mostram que Portugal está «no caminho certo».

«Os números que o INE hoje disponibiliza mostram que vamos no caminho certo, que Portugal está no caminho certo e que graças aos sacrifícios das portuguesas e dos portugueses os números do desemprego têm vindo de uma forma consolidada e sustentada a diminuir em Portugal», afirmou o deputado do PSD Hugo Soares, em declarações aos jornalistas no Parlamento.


Segundo dados revelados esta manhã pelo INE, a taxa de desemprego (dos 15 aos 74 anos) estimada para dezembro em Portugal é de 13,4%, menos 0,1 pontos percentuais do que o estimado para novembro.

Segundo o instituto estatístico, a população desempregada ajustada de sazonalidade foi estimada em 689,6 mil pessoas em dezembro, o que representa uma diminuição de 0,7% face a novembro de 2014 (menos 4,8 mil).

Quanto à população empregada (15 a 74 anos), também ajustada de sazonalidade, foi estimada em 4.441,5 mil pessoas, aumentando 0,1% (mais 6,4 mil) face ao mês anterior.

Sublinhando que os números agora divulgados «demonstram mais uma vez que a oposição se enganou», Hugo Soares disse estar-se perante a inversão da tendência de aumento do desemprego.

O deputado social-democrata destacou ainda o facto de mais de 200 mil jovens já terem tido contacto com o programa «Garantia Jovem, um instrumento que consegue pôr mais de 200 mil jovens em contacto com o mercado de trabalho».

Contudo, de acordo com o INE, a taxa de desemprego dos jovens situou-se em 34,5%, tendo aumentado 1,1 pontos percentuais em relação ao mês anterior, enquanto a taxa de desemprego dos adultos fixou-se em 11,8%, diminuindo 0,2 pontos percentuais face a novembro.
Continue a ler esta notícia

Relacionados