“Era inevitável. Não merecia a pensa pensar-se se era boa ou má. Era inevitável. É uma solução cheia de fragilidades, mas também cheia de potencialidades.”



“Na altura, disse que os partidos, logo que quisessem podiam participar no Governo e podiam substituir o Governo. Numa democracia pluripartidária, os partidos têm de governar.”



“Sampaio da Nóvoa é um homem igual a nós”


“Foi por isso que o apoiei nas duas candidaturas e, hoje, apesar dos ataques que lhe dirigem, eu sinto-me honrado por tê-lo apoiado e não estou nada arrependido de o ter feito.”




“Não tem ligações à elite política que governou o país.”


“Sou um velho. Estou no fim da vida. Olho para o futuro dos meus filhos e para o futuro dos meus netos. Mas, quando olho para os meus netos, vejo que não podem ser felizes num país infeliz. Mas reparo também que os netos dos outros são também meus netos.”

“É importante haver uma segunda volta”



“Numa segunda volta há um confronto de duas personalidades e têm de se confrontar sobre todos os aspetos e sobre todas as questões. E isso permite um esclarecimento maior.”






“Era um homem encantador. Um homem com quem tudo se podia discutir. Um homem com quem se podia gracejar. Era um homem de grande humor.”