Petição online pede demissão de Cavaco - TVI

Petição online pede demissão de Cavaco

Cavaco Silva (José Sena Goulão)

Documento já tem quase quatro mil subscritores

Quase 4.000 pessoas já assinaram a petição «online» que pede a demissão do Presidente da República, considerando que perante a «falta de senso e respeito» das declarações sobre as suas pensões não reúne condições para representar os portugueses.

Depois de ter sido lançada no sábado por Nuno Luís Marreiros, às 18:30 de hoje já tinham subscrito a petição "online" «Pedido de demissão do Presidente da República» 3.979 pessoas.

No texto da petição, são recordadas as declarações do chefe de Estado na sexta-feira, quando Cavaco Silva afirmou que aquilo que vai receber como reforma «quase de certeza que não vai chegar para pagar» as suas despesas.

«Estas declarações estão a inundar de estupefacção e incredulidade uma população que viu o mesmo Presidente promulgar um Orçamento de Estado que elimina o 13.º e 14.º meses para os reformados com rendimento mensal de 600 euros», lê-se no texto da petição.

Perante «tão grande falta de senso e de respeito para com a População Portuguesa», é ainda referido na petição, o Presidente da República «não reúne mais condições nem pode perante tais declarações continuar a representar a população Portuguesa».

«Peso isto bem como o medíocre desempenho do senhor Presidente da República face à sua diminuta intervenção nos assuntos fundamentais e fracturantes da sociedade portuguesa, os cidadãos abaixo assinados vêm por este modo transmitir que não se sentem representados, nem para tal reconhecem autoridade ao senhor Aníbal António Cavaco Silva e pedem a sua imediata demissão do cargo de Presidente da República Portuguesa», é ainda referido.

Contactado pela Lusa, o primeiro signatário da petição, Nuno Luís Marreiros, explicou que escreveu o texto no sábado de manhã, depois de decidir que em vez de se «resignar» e «comentar só com os amigos», desta vez deveria «ter outro tipo de atitude».

Com 35 anos e desempregado, depois de ter trabalhado em consultadoria comercial, Nuno Luís Marreiros, confessou ter ficado surpreendido com o número de subscritores que já assinaram a petição.

«Não estava à espera, mas nem sei se fico feliz ou se fico triste porque, afinal, tantas pessoas pensam como eu e sentem o mesmo», afirmou.

Nuno Luís Marreiros disse ainda não saber «que caminho vai dar à petição», mas admitiu que gostaria que «tivesse mais consequência».

«Não sei ainda o que vou fazer, talvez enviá-la para a Assembleia da República, mas ainda não sei», referiu o primeiro signatário da petição.

Uma petição tem se ser subscrita por mais de quatro mil cidadãos para ser apreciada no plenário da Assembleia da República.
Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE