Realojamentos no ZMar concluídos de madrugada por ser processo longo - TVI

Realojamentos no ZMar concluídos de madrugada por ser processo longo

  • .
  • HCL
  • 6 mai 2021, 20:18

Governo sublinha que as operações só podem ocorrer a horas em que as pessoas estão em casa, para que assim sejam verificadas eventuais “situações de sobrelotação"

A ministra da Presidência disse esta quinta-feira que o realojamento de trabalhadores imigrantes para o ZMar e a Pousada de Juventude de Almograve, em Odemira, só pôde ser concluído de madrugada por se tratar de um “processo longo”.

Em conferência de imprensa após o Conselho de Ministros, em Lisboa, Mariana Vieira da Silva referiu que operações como as fiscalizações só podem ocorrer a horas em que as pessoas estão em casa, para que assim sejam verificadas eventuais “situações de sobrelotação”.

Depois, há um processo que é longo, que envolve mediação, que envolve tradução, e que nesta madrugada só foi possível concluir àquela hora”, afirmou, quando questionada sobre o motivo de a chegada dos cidadãos aos alojamentos ter ocorrido a meio da noite.

Não é, obviamente, a hora a que ninguém gostaria de concluir esse processo, mas, tendo em conta a hora em que se pôde iniciar e a duração do mesmo, aconteceu desta maneira nesta madrugada”, acrescentou.

As freguesias de São Teotónio e Longueira-Almograve, em Odemira (distrito de Beja), estão desde a semana passada em cerca sanitária, devido à incidência de covid-19, sobretudo entre trabalhadores imigrantes das explorações agrícolas.

O primeiro-ministro, António Costa, sublinhou, na altura, que "alguma população vive em situações de insalubridade habitacional inadmissível, com hipersobrelotação das habitações”, relatando situações de "risco enorme para a saúde pública, para além de uma violação gritante dos direitos humanos”.

O município estimou que “no mínimo seis mil” dos 13 mil trabalhadores agrícolas do concelho, permanentes e temporários, “não têm condições de habitabilidade”.

O Governo determinou "a requisição temporária, por motivos de urgência e de interesse público e nacional”, da “totalidade dos imóveis e dos direitos a eles inerentes” que compõem o complexo turístico ZMar Eco Experience, na freguesia de Longueira-Almograve, para alojar pessoas em confinamento obrigatório ou permitir o seu “isolamento profilático”.

Continue a ler esta notícia