25 de Abril: 200 mil documentos disponíveis online - TVI

25 de Abril: 200 mil documentos disponíveis online

Site do Centro de Documentação 25 de Abril reúne arquivo histórico sobre a Revolução

Cerca de 200 mil documentos, em texto integral, vão estar disponíveis esta semana na página da Internet do Centro de Documentação 25 de Abril (CD25A) da Universidade de Coimbra, celebrando a Revolução dos Cravos.

A selecção que vai estar online foi feita a partir dos mais de três milhões de documentos do acervo do Centro de Documentação, que integra também uma biblioteca especializada - revelou à agência Lusa Natércia Coimbra, bibliotecária coordenadora da instituição dirigida pelo sociólogo Boaventura de Sousa Santos.

«Somos um dos maiores arquivos nacionais sobre história política recente de Portugal. São os papéis privados de militantes, políticos, militares, que nos diferenciam», referiu Natércia Coimbra.

Celebrando o 34º aniversário do 25 de Abril, a página do Centro de Documentação foi objecto de um enriquecimento e renovação, no âmbito de financiamento do Programa POSI, e que teve início em 2006. No ano passado, o sítio teve quase 10 milhões de acessos.

Documentos históricos, jornais da época e legislação

Do arquivo online acessível a investigadores e cidadãos interessados constam vários jornais e revistas que se publicaram durante a transição democrática portuguesa, toda a legislação desse período e vários documentos e relatórios importantes para o estudo da história portuguesa e do colonialismo.

De acordo com Natércia Coimbra, durante 2007 e 2008, o CD25A incorporou os «papéis privados de figuras de relevo nacional», como os de António Lopes Cardoso, doados pela viúva, num total de cerca de 50 caixas, e os de Nuno Teotónio Pereira, que entregou a parte política do seu espólio.

Um «arquivo muito importante» que foi entregue ao CD25A foi o do militante do PCP Flausino Torres, compreendendo uma documentação «muito variada», incluindo livros originais e manuscritos em que figura, por exemplo, o diário político (a publicar em breve pela Afrontamento) desta figura que viveu a invasão de Praga pelas tropas soviéticas e acabou por se afastar do Partido Comunista.

Documentação dos exilados políticos em Londres Olga e Manuel Barradas, o espólio pessoal do estudante universitário José Manuel Calado (Karpa), que inclui o processo movido pela PIDE/DGS ao aluno e que o levou à prisão, são outras aquisições recentes do Centro.

Doações de Eduarda Dionísio, escritora e antiga dirigente do Movimento de Esquerda Socialista, do arquitecto Francisco Castro Henriques (responsável pela urbanização da cidade do Lobito) e o espólio de Fernando Pinheiro do Vale, representante dos sargentos no MFA, foram outros arquivos que entraram ao longo do ano passado e em 2008 no Centro de Documentação 25 de Abril.

Segundo Natércia Coimbra, em 2008 foram já inventariados na íntegra os espólios da família Mendes de Abreu e de António Sousa Ribeiro e ainda a «documentação riquíssima para o estudo do movimento sindical e dos trabalhadores do pós 25 de Abril» doada por Conceição Neuparth, técnica superior da Siderurgia Nacional e membro da comissão de trabalhadores nos anos setenta.

Fotografias inéditas de murais

Deste espólio faz parte um conjunto de cerca de meio milhar de fotografias inéditas de murais de parede daquele período, algumas das quais se podem ver no sítio do CD25A.

Criado em Dezembro de 1984, na dependência directa da Reitoria da Universidade de Coimbra, o CD25A visa «recuperar, organizar e pôr à disposição da investigação científica o valioso material documental disperso pelo país e estrangeiro, sobre a transição democrática portuguesa: o 25 de Abril de 1974, os acontecimentos preparatórios e as suas principais consequências».
Continue a ler esta notícia