Parlamento da Madeira não comemora 25 de Abril - TVI

Parlamento da Madeira não comemora 25 de Abril

política

Vice-presidente será o representante da região nas comemorações nacionais

Relacionados
O parlamento madeirense que não comemora o 25 de Abril, vai fazer-se representar nas celebrações oficiais dos 35 anos da revolução na Assembleia da República pelo vice-presidente, Miguel Sousa, refere a Lusa.

Em nota distribuída no Funchal, os serviços parlamentares confirmam que cabe a Miguel Sousa representar o presidente da Assembleia Legislativa nesta efeméride a nível nacional.

Sob protesto dos partidos da oposição, a maioria do PSD/M vem sistematicamente recusando assinalar esta data com sessão solene no parlamento insular.

Nos últimos anos, a maioria do PSD/M recusou todas as propostas dos partidos da oposição para realizar uma sessão solene alusiva no parlamento regional e este ano, segundo o vice-presidente da ALM, «não deu entrada qualquer proposta nesse sentido».

O líder parlamentar do PSD/M, Jaime Ramos, justifica a posição da maioria madeirense, apontando que o partido «não teve, nem tem a iniciativa para comemorar esta data porque entende que deve ser celebrada a nível nacional, como é 10 de Junho ao nível da República e o 01 de Julho na região».

Para Jaime Ramos «não faz sentido que o 25 de Abril, que é uma causa nacional, seja celebrado nas regiões autónomas», motivo pelo qual a Madeira se faz representar nas celebrações na AR.

A posição vem na linha das afirmações do presidente do Governo Regional e líder do PSD/M, Alberto João Jardim, que afirmou que o partido se recusa associar a celebrações «com aqueles que querem uma democracia popular, vulgo ditadura». Jardim defende que os sociais democratas «não se associam ao 25 de Abril da esquerda que pretendia outra ditadura para Portugal».

No ano passado, Jardim fez uma inauguração em Câmara de Lobos neste dia, mas da agenda do presidente do executivo madeirense não consta qualquer iniciativa no dia dos 35 anos do 25 de Abril.
Continue a ler esta notícia

Relacionados