Presidenciais: Grupo de militantes do CDS quer candidato próprio - TVI

Presidenciais: Grupo de militantes do CDS quer candidato próprio

Ribeiro e Castro

Ribeiro e Castro é hipótese avançada, mas garante: «não estou à janela»

Relacionados
Um grupo de militantes democratas cristãos vai propor que o CDS-PP apoie um candidato próprio às eleições presidenciais que deve ser «um militante com provas dadas».



Em conferência de imprensa, o grupo de militantes, que inclui uma dirigente do Conselho Nacional, Cristina Lino Neto, anunciou que vai propor à direcção do partido que «não fique à espera» da recandidatura do actual Presidente, Cavaco Silva, e convoque os órgãos nacionais para discutir as presidenciais.

No texto divulgado, é definido o perfil que um candidato apoiado pelo CDS-PP deve ter: «Deve passar por um militante do CDS-PP com provas dadas», com «história de um caminho percorrido na defesa dos princípios e valores da direita» e que «se tenha distinguido e protagonizado na defesa de Portugal e do partido».

Questionada pela Lusa, Ana Paula Inglês, militante de base, admitiu que o ex-líder do CDS-PP José Ribeiro e Castro «também pode encaixar» no perfil definido, apesar de haver «outras possibilidades».

«Não nos cabe a nós escolher o candidato, cabe-nos o desafio para uma candidatura em que o requisito mais importante é a militância e a afirmação do espaço político da direita», afirmou.

«Não estou à janela»

Questionado pela Lusa, Ribeiro e Castro disse desconhecer em concreto a iniciativa daquele grupo de militantes mas sublinhou que «é mais um sinal» de que «existe no partido e na sociedade um sentimento de vazio» no que toca às eleições presidenciais que disse partilhar.

«Tenho ouvido pessoas nos mais diversos quadrantes que testemunham um grande sentimento de vazio e essa iniciativa é mais um sinal desse sentimento», disse.

Quanto à possibilidade de protagonizar uma candidatura às eleições presidenciais de Janeiro de 2011, Ribeiro e Castro afirmou: «não estou à janela».



Pelo menos, acrescentou, a questão das presidenciais «deve ser debatida e ponderada no partido», face a um quadro de candidaturas que «não é mobilizador».

O descontentamento com o mandato do actual presidente da República, Cavaco Silva, é outra razão apontada pelo grupo de militantes democratas cristãos para pedir um candidato próprio.

«Não tem um mandato coerente com os nossos valores», afirmou Ana Paula Inglês, não apenas «mas também» pela promulgação da lei que legaliza os casamentos entre pessoas do mesmo sexo.

«Mais do que nunca, se justifica uma candidatura da direita à Presidência da República. Mais do que nunca, é necessária a demonstração política na prática, de que o CDS/PP é diferente e é o único partido de direita», referem.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos