Presidenciais: Ministro do Mar elogia Ana Gomes e pede a eleitores que penalizem Ventura - TVI

Presidenciais: Ministro do Mar elogia Ana Gomes e pede a eleitores que penalizem Ventura

  • .
  • CE
  • 15 jan 2021, 20:21

Ricardo Serrão Santos foi esta sexta-feira um dos convidados da conversa online que a candidata presidencial Ana Gomes promove diariamente nas redes sociais, hoje com o tema “Portugal, país sustentável e verde”

O ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, elogiou esta sexta-feira as qualidades pessoais e políticas de Ana Gomes e pediu aos eleitores para penalizarem os candidatos presidenciais que negam a ciência, numa referência indireta a André Ventura.

Ricardo Serrão Santos foi esta sexta-feira um dos convidados da conversa online que a candidata presidencial Ana Gomes promove diariamente nas redes sociais, hoje com o tema “Portugal, país sustentável e verde”.

Os cidadãos de países democráticos devem eleger líderes que tomem decisões com base em recomendações científicas e penalizar aqueles que negam a ciência e constroem os populismos, promovendo as falsas notícias”, defendeu o governante.

Ricardo Serrão foi ainda mais concreto: “Nestas eleições, os eleitores devem lembrar-se disso, penalizando o candidato admirador confesso do expoente máximo dessa corrente de populismo e negação da ciência agora de saída da Casa Branca [Donald Trump]”, disse, numa referência implícita a André Ventura.

Sobre Ana Gomes, recordou o seu papel como diplomata no processo de independência de Timor-Leste.

A Ana é uma diplomata particularmente lutadora, persistente e iluminada, todos lhe devemos por termos saído nacionalmente orgulhosos pelo trabalho que naqueles anos realizou sem medo e com sentido de justiça”, realçou.

O antigo eurodeputado - foi colega de Ana Gomes em Bruxelas - apontou ainda à candidata qualidades como “construir pontes” e o seu empenho nas questões ambientais.

Foi com muito gosto e sem surpresa que constatei que os compromissos da Ana Gomes espelham bem estes desafios e preocupações e que temos uma visão partilhada sobre o modelo da economia azul. Força, Ana!”, desejou o primeiro ministro do atual Governo a entrar na campanha de Ana Gomes no período oficial, ainda que em formato online.

A candidata agradeceu ao também investigador, com quem disse ter aprendido muito quando ambos eram eurodeputados, salientando que “gostaria de ter visto atual Presidente da República ter dado mais atenção” a estes temas.

Não podemos continuar a ter na Presidência da República quem não se interessa pelos desafios ambientais”, defendeu, prometendo que, se chegar a Belém, será “não apenas vigilante, mas persistente e insistente” neste capítulo.

Também o porta-voz do PAN (partido que apoia Ana Gomes, a par do Livre), André Silva, participou neste debate online, e defendeu que o futuro tem de ser “no sentido da frugalidade, da suficiência económica”.

É fundamental podermos contar com uma candidatura presidencial única, que assume compromissos de sustentabilidade que mais nenhuma assume e, comparando com o mandato vigente, toca em assuntos em que o atual Presidente da República está completamente desfasado do seu tempo”, considerou o deputado.

Devido à pandemia de covid-19, Ana Gomes substituiu os tradicionais comícios ou sessões de esclarecimento com eleitores por conversas online, transmitidas diariamente em direto nas redes sociais da candidata pelas 18:00, com figuras políticas e especialistas nas áreas dos vários compromissos, uma iniciativa intitulada “Portugal é consigo, Portugal é connosco”.

Continue a ler esta notícia