Machete admite que Base das Lajes pode afetar relações com EUA - TVI

Machete admite que Base das Lajes pode afetar relações com EUA

Rui Machete (MÁRIO CRUZ / LUSA)

Ministro dos Negócios Estrangeiros afirmou que o governo encontra-se disponível para trabalhar com norte-americanos na procura de uma solução

O ministro dos Negócios Estrangeiros português, Rui Machete, avisou esta terça-feira que as relações entre Portugal e os Estados Unidos poderão ser prejudicadas em caso de um desfecho negativo sobre a utilização da Base das Lajes, nos Açores.

«O Governo português continua a manifestar a sua total disponibilidade para trabalhar com os Estados Unidos na procura de uma solução que garanta a maximização quanto à utilização da Base das Lajes, reforce o relacionamento estratégico entre os dois países e não seja penalizadora para a população da Ilha Terceira», afirmou o governante.


Machete falava na abertura do seminário diplomático, que reúne até quarta-feira, em Lisboa, diplomatas e membros do executivo para discutir as prioridades da política externa portuguesa.

Sobre o futuro das Lajes, Rui Machete acrescentou: «Seria, aliás, prejudicial para as nossas relações bilaterais que Portugal não tivesse um resultado positivo neste longo e complexo processo».
Continue a ler esta notícia