Presidenciais: MAI vai sexta-feira ao Parlamento explicar problemas na votação - TVI

Presidenciais: MAI vai sexta-feira ao Parlamento explicar problemas na votação

Rui Pereira

Os deputados querem aceder «atempadamente» ao relatório. Também foi aprovada audição do ministro da Presidência

O ministro da Administração Interna (MAI) vai estar na comissão de Assuntos Constitucionais na sexta-feira, mas os deputados da oposição exigiram, esta quarta-feira, aceder antes e «atempadamente» ao relatório sobre os problemas verificados nas eleições com os portadores de cartão do cidadão.

A audição do ministro foi, esta quarta-feira, marcada para sexta-feira às 14:30 na comissão parlamentar de Assuntos Constitucionais, tendo o seu presidente, o deputado socialista Osvaldo de Castro, pedido ao ministro da Administração Interna, através do ministro dos Assuntos Parlamentares, o envio ao Parlamento do relatório elaborado pela Universidade do Minho.

PSD, CDS-PP, BE e PCP insistiram na necessidade de acederem ao relatório antes da audição do ministro da Administração Interna, Rui Pereira.

A comissão de Assuntos Constitucionais aprovou também um requerimento apresentado pelo PCP para que o ministro da Presidência do Conselho de Ministros, Pedro Silva Pereira, seja ouvido sobre os problemas relacionados com o cartão do cidadão. A comissão aprovou, com a abstenção dos deputados do PS, a audição a Pedro Silva Pereira.

O deputado comunista António Filipe defendeu que os problemas registados com os portadores do cartão do cidadão no dia das eleições presidenciais «nasceram com a forma como se decidiu lançar o cartão do cidadão e como o cartão teria implicações na base de dados do recenseamento eleitoral».

«Tem havido muitas queixas de cidadãos em relação ao cartão do cidadão em si mesmo. O senhor ministro da Presidência, que tem a tutela do cartão do cidadão, deve prestar esclarecimentos sobre esta matéria», acrescentou António Filipe.
Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE