Projeto de teses do PCP insiste na saída de Portugal da zona euro - TVI

Projeto de teses do PCP insiste na saída de Portugal da zona euro

Jerónimo de Sousa

Teses, aprovadas na reunião do Comité Central, defendem existência de aprofundamento da crise estrutural do capitalismo e recuperação da soberania monetária de Portugal

O projeto de teses, aprovado este domingo na reunião do Comité Central do PCP, defende a existência de um aprofundamento da crise estrutural do capitalismo e a recuperação da soberania monetária de Portugal, com a saída do euro.

Estas teses, apresentadas globalmente pelo secretário-geral comunista, Jerónimo de Sousa, serão agora submetidas a discussão nas organizações de base do PCP.

"Abre-se agora uma terceira fase de preparação do congresso [entre 2 e 4 de dezembro em Almada], em que os militantes são chamados a pronunciar-se sobre o texto e a eleger os delegados ao congresso", referiu Jerónimo de Sousa.

Em relação ao projeto de teses, o secretário-geral do PCP disse que se dá "uma detalhada e particular atenção ao papel das organizações dos trabalhadores, aos outros movimentos de massas e associativo e à sua determinante e diversificada luta, à convergência de democratas e patriotas e ao essencial reforço do PCP na construção das alternativa política e patriótica".

O PCP ataca sobretudo o processo de integração europeia com "os seus instrumentos de dominação, as suas múltiplas crises e consequências para os povos".

Em alternativa, defende-se uma política "e um Governo decididos a assumir a recuperação da soberania monetária, com a libertação do país da submissão ao euro".

Ainda de acordo com Jerónimo de Sousa, o Comité Central do PCP também aprovou uma resolução sobre o centenário da "Revolução de Outubro", que deu depois origem à formação da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).

Um centenário que se assinala em 2017 e que a resolução agora aprovada pelo PCP inscreveu já "as orientações, objetivos e elementos de programação para as comemorações e que se desenvolverão sob o lema "Centenário da Revolução de Outubro - Socialismo, exigência da atualidade e do futuro".

Jerónimo de Sousa adiantou que o programa de comemorações será anunciado em iniciativa a realizar-se a 7 de novembro próximo no âmbito do 99º aniversário dessa efeméride.

Leia também: Limite de um milhão para taxar património "é bom início de conversa", diz PCP

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE