Ferreira Leite repete resultado de Menezes - TVI

Ferreira Leite repete resultado de Menezes

Ferreira Leite no XXXI Congresso do PSD, em Guimarães

Líder do PSD elegeu 20 dos 55 membros do Conselho Nacional. Passos Coelho conseguiu 16, Santana apenas cinco

Relacionados
A lista da presidente do PSD, Manuela Ferreira Leite, ao Conselho Nacional do partido, o órgão máximo entre congressos, elegeu 20 representantes, a de Pedro Passos Coelho 16 e a de Pedro Santana Lopes cinco.

A presidente do PSD apresentou uma lista encabeçada por António Capucho e Pedro Pinto foi o primeiro nome da lista de Santana Lopes, enquanto Pedro Passos Coelho encabeçou ele próprio uma lista.

Manuela Ferreira Leite repetiu o resultado conseguido em 2007 pelo presidente do PSD cessante, Luís Filipe Menezes, que elegeu também 20 dos 55 membros eleitos do Conselho Nacional.

A lista encabeçada por Luís Montenegro, que foi porta-voz da candidatura derrotada de Santana Lopes à liderança do PSD, elegeu quatro conselheiros.

A distrital do Porto do PSD, que ponderou integrar a lista de Passos Coelho mas decidiu apresentar uma lista à parte, com Agostinho Branquinho como número um, elegeu três elementos.

A lista dos Trabalhadores Social Democratas (TSD), encabeçada por Bettencourt Picanço, conseguiu igualmente três conselheiros.

A lista encabeçada por Ricardo Almeida - constituída por elementos do grupo que em 2007 apresentou uma lista liderada por Pedro Duarte - elegeu dois representantes. Por último, as listas lideradas por Ângelo Pereira e Paulo Moreira elegeram um conselheiro cada uma.

Rui Machete presidente da Mesa do Congresso

Rui Machete foi eleito presidente da Mesa do Congresso do PSD e Nuno Morais Sarmento presidente do Conselho de Jurisdição Nacional do partido, ambos encabeçando listas patrocinadas pela líder do partido, Manuela Ferreira Leite.

Machete, que obteve 470 votos, disputou o cargo com Arlindo Carvalho (254 votos), que liderava uma lista apoiada por Santana Lopes.

Morais Sarmento lidera Conselho de Jurisdição

A lista de Morais Sarmento foi a mais votada para o Conselho de Jurisdição Nacional, com 347 votos, conseguindo cinco mandatos para aquele órgão, seguindo-se a lista de Assunção Esteves, apoiada por Passos Coelho (198 votos, dois mandatos) e a de Rui Gomes da Silva, patrocinada por Santana Lopes (120 votos, um mandato).

Miguel Santos, que encabeçava uma outra lista à Jurisdição, conseguiu também ser eleito, enquanto a lista de José Miguel Bettencourt não conseguiu eleger ninguém.

A Mesa do Congresso é aprovada «em bloco», cabendo todos os lugares à lista mais votada, enquanto no Conselho de Jurisdição são distribuídos segundo o método de Hondt.

A Mesa do Congresso inclui, para além de Machete, os nomes de Berta Melo Cabral, Miguel Sousa, Alfredo Oliveira Henriques, Duarte Pacheco, Hernâni Almeida e Isabel Silva Soares.

O Conselho de Jurisdição passa a ser constituída por Nuno Morais Sarmento, António Montalvão Machado, Francisco José Martins, Luís Branquinho Crespo e Fernando Santos Antunes (lista de Ferreira Leite), Assunção Esteves e António Almeida Henriques (apoiados por Passos Coelho), Rui Gomes da Silva (Santana Lopes) e Miguel Santos.
Continue a ler esta notícia

Relacionados