Santana contra quem «pesca à linha» apoiantes - TVI

Santana contra quem «pesca à linha» apoiantes

Congresso PSD em Guimarães

Ex-primeiro-ministro questiona congressistas que se opuseram a Luís Filipe Menezes: «Como é a ética na política?»

Relacionados
O candidato derrotado à liderança do PSD Santana Lopes foi aplaudido no segundo dia do congresso social-democrata quando questionou a ética dos novos dirigentes que se opuseram a Luís Filipe Menezes e falou de quem «pesca à linha» apoiantes, noticia a Lusa.

«Como é a ética na política?», questionou Pedro Santana Lopes, repetindo a pergunta, enquanto os congressistas aplaudiam, alguns gritando «PSD, PSD».

«Não me passa pela cabeça que a nova direcção do partido possa condescender com situações ou atitudes de pesca à linha ou tentativa de desvio de estruturas ou militantes que apoiaram outros candidatos para, chegados aqui ao Congresso, mudarem de opção ou de posição», acrescentou Santana, recebendo palmas.

No final do discurso, Pedro Santana Lopes voltou a falar da ética na política, comentando a nova direcção do PSD escolhida por Manuela Ferreira Leite. «Pelos nomes já anunciados, por aqueles que se vão conhecendo, sabe-se como estão entre os seus membros vários daqueles que muito contestaram a liderança de Luís Filipe Menezes», disse.

«E por isso mesmo a questão pode ser posta. Será que aqueles que não concordam com a nova direcção têm a mesma legitimidade para dar as mesmas entrevistas, para fazer as mesmas considerações? Como é a ética na política?», interrogou.

Santana Lopes observou «que é muito bom falar de ética na política e apregoar a ética na política, mas defendê-la quando estamos no poder e não a praticar quando estamos na oposição».

O líder parlamentar do PSD demissionário fez questão de ressalvar que não inclui Manuela Ferreira Leite entre os que contestaram Menezes, o que motivou novas palmas.
Continue a ler esta notícia

Relacionados