Não há dupla liderança porque Menezes é «forte» - TVI

Não há dupla liderança porque Menezes é «forte»

  • Portugal Diário
  • 24 fev 2008, 10:11
Santana Lopes em entrevista - Foto Lusa

Para Santana Lopes, o actual líder «sabe comandar, sabe decidir»

Relacionados
O presidente do grupo parlamentar do PSD, Pedro Santana Lopes, garantiu este sábado que não há dupla liderança no partido porque os social-democratas têm em Luís Filipe Menezes um líder forte «que sabe decidir».

«Não é verdade que [o PSD] tenha dois líderes e nem acredito, nunca acreditei e continuo a não acreditar em lideranças partilhadas, em duplas lideranças» afirmou Santana Lopes em entrevista à TSF e Diário de Notícias.

Santana e Menezes em rota de colisão

Santana diz estar «em sintonia» com Menezes

«A liderança tem que o ser ou não é, portanto acho que quem está nas funções que eu exerço tem que se remeter ao seu papel e deve respeitar o papel de quem lidera», respondeu Pedro Santana Lopes quando confrontado com acusações feitas pelo ministro da Presidência, Pedro Silva Pereira, de que o PSD tem dois líderes, mas não tem liderança.

Para Santana Lopes, o PSD tem em Luis Filipe Menezes um líder que «sabe comandar, sabe decidir». «Ele lidera, não estamos perante um líder fraco», sublinhou.

Para refutar a acusação de uma liderança dividida, Santana Lopes adiantou ainda ter havido durante toda a última semana convergência da direcção do grupo parlamentar com o líder do partido no essencial das matérias debatidas - nomeadamente a lei da eleitoral autárquica, que está a gerar diferendo com o Partido Socialista - mas garantiu que se não tivesse sido o caso, a sua postura teria sido a de «respeitar a posição da direcção do partido e procurar dar execução», excepção feita se se tratasse de uma matéria que violasse a sua consciência.

«Eu compreendi, nomeadamente na legislação eleitoral autárquica, as razões do doutor Luis Filipe Menezes, apesar de ao princípio ter ficado surpreendido, e digo surpreendido porque não contava que ele fizesse aquela declaração em Pombal, não sabia que ele a ia fazer, mas também não tenho de saber tudo o que ele vai dizer todos os dias», sublinhou na entrevista gravada Sábado.

«Liderança dupla não há e eu não gostava nada de trabalhar com um líder que precisasse de mim para liderar o partido», acrescentou.

Recorde-se que Luís Filipe Menezes ameaçou quebrar o acordo com o PS sobre a lei eleitoral autárquica se o projecto de lei conjunto não for alterado para que os presidentes de junta possam votar os planos e orçamentos municipais.

O líder parlamentar social-democrata acabou, no entanto, por admitir que os rumores sobre divergências com Luís Filipe Menezes partem muitas vezes de dentro do próprio PSD, lembrando um episódio em que correu, no partido e no Parlamento, o boato de ruptura entre os dois depois de um almoço que teve de acabar mais cedo. «É dar mais trabalho às pessoas que é para elas terem menos tempo para inventarem essas interpretações», sugeriu.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos