Rui Rio acusa Iniciativa Liberal de criticar o PCP e fazer pior ao promover arraial - TVI

Rui Rio acusa Iniciativa Liberal de criticar o PCP e fazer pior ao promover arraial

  • Agência Lusa
  • CM
  • 13 jun 2021, 19:34

Presidente do PSD recorda as críticas de João Cotrim Figueiredo à Festa do Avante!. Também o autarca de Lisboa criticou a festa, considerando-a uma "utilização alterada” da lei de manifestação

O presidente do PSD, Rui Rio, acusou, neste domingo, a Iniciativa Liberal (IL) de ter feito pior do que o PCP, ao organizar um arraial depois de ter criticado os comunistas por causa da Festa do Avante!.

Como é possível a IL ter criticado o PCP e agora ainda fazer pior que os comunistas”, questionou Rui Rio numa publicação na rede social Twitter, a que juntou uma imagem do “Arraial Liberal” promovido, no sábado, pelo partido liderado por João Cotrim de Figueiredo em Lisboa, e que juntou centenas de pessoas.

“Assim não!”, afirmou o presidente do PSD na publicação em que defende que para vencer a pandemia é necessário “ter todo o respeito pelos outros e sentido da responsabilidade”.

Rio disse ainda que “a arrogância não é arma contra a pandemia, nem a favor da recuperação económica”.

Apesar de a Câmara Municipal de Lisboa ter cancelado os festejos tradicionais dos Santos Populares e de as autoridades de saúde terem emitido um parecer desfavorável, a IL agendou um arraial comício para a tarde de sábado, ocupando o Largo Vitorino Damásio, em Santos, com dezenas de mesas, quiosques de venda de bebidas, assim como quatro generosos assadores para sardinhas e bifanas, onde estiveram centenas de pessoas.

Medina critica "utilização alterada” da lei de manifestação pela Iniciativa Liberal

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa criticou hoje o arraial promovido pela Iniciativa Liberal, considerando que se tratou “de uma utilização alterada” da lei de manifestação e que contrastou com “o comportamento exemplar” dos lisboetas.

Relativamente àquilo que assistimos da parte da Iniciativa Liberal, trata-se de uma utilização alterada daquilo que a lei prevê, que é a liberdade de manifestação, que foi utilizada da forma que se viu de um partido político que atuou em exceção e contrária ao que vimos por toda a cidade”, disse Fernando Medina aos jornalistas, após a inauguração do Parque Urbano Gonçalo Ribeiro Telles, na Praça de Espanha.

O presidente da CML frisou que o IL “não cumpriu as regras da Direção-Geral da Saúde” e pensou que “podia fazer de uma manifestação um festejo à revelia de qualquer regra”.

Toda a cidade compreendeu a exigência do momento e a importância de fazermos mais um esforço até à vacinação estar mais ampliada para não expandir e propagandear a doença”, disse, realçando que “o comportamento ficou com esse partido”.

Fernando Medina destacou ainda o exemplo que os lisboetas deram na noite dos Santos Populares.

No momento em que a pandemia dá sinais de crescer na cidade de Lisboa, o que nós assistimos foi um comportamento absolutamente exemplar da generalidade das pessoas”, disse.

 

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE