O misterioso jornalista que criticou Costa no El Mundo - TVI

O misterioso jornalista que criticou Costa no El Mundo

  • CP, com Lusa
  • 23 jun 2017, 17:25
António Costa

Jornal espanhol diz que repórter escreve com um pseudónimo. Comissão da Carteira Profissional confirma que não há registo dele

O espanhol El Mundo informou o Sindicato de Jornalistas que o repórter que cobriu os incêndios em Portugal já trabalhava com o jornal e que usou um pseudónimo nas reportagens.

O Sindicato dos Jornalistas divulgou esta sexta-feira um comunicado acerca da polémica nascida nas redes sociais e blogues e noticiada em alguns meios de comunicação social acerca da cobertura pelo jornal espanhol dos incêndios em Portugal, nomeadamente sobre as implicações políticas, e a existência do jornalista Sebastião Pereira, que assinava as reportagens do El Mundo.

Nos textos sobre Pedrógão Grande, esse jornalista escreveu, por exemplo, que "a gestão desastrosa da tragédia poderia pôr fim à carreira política do primeiro-ministro António Costa".

O Sindicato diz que contactou em Portugal a Comissão da Carteira Profissional de Jornalista, que confirmou não haver registo do nome Sebastião Pereira, e também a publicação espanhola, que informou de que se trata de um profissional que já conhece e que assinou as peças noticiosas com pseudónimo.

"Nada fizemos de errado, recorremos a um jornalista que utiliza pseudónimo e que já conhecemos bem”, disse Silvia Román, responsável pela secção de Internacional, citada pelo Sindicato de Jornalistas.

Segundo a estrutura representativa dos jornalistas portugueses sindicalizados, a editora de Internacional rejeitou “dizer há quanto tempo conhecem o referido jornalista” e acrescentou que já recebeu imensos contactos de Portugal por causa da cobertura dos incêndios, o que não lhe aconteceu em mais de 20 anos de trabalho naquela secção.

Parem de me atacar no Twitter! Parem de me enviar emails! Parem de tentar telefonar-me! Em 22 anos nesta secção nunca me aconteceu algo assim, nem nos casos da Venezuela ou da Turquia!", afirmou, ainda segundo o Sindicato dos Jornalistas.

O Sindicato dos Jornalistas termina o comunicado a informar que contactou também os sindicatos espanhóis a pedir cooperação para esclarecer este assunto.

Continue a ler esta notícia