Morreu João Vasconcelos, ex-secretário de Estado da Indústria - TVI

Morreu João Vasconcelos, ex-secretário de Estado da Indústria

O também diretor da Startup Lisboa faleceu aos 43 anos, vítima de ataque cardíaco

Morreu João Vasconcelos, ex-secretário de Estado da Indústria do governo de António Costa e diretor da Startup Lisboa.

A TVI confirmou que o ex-governante faleceu vítima de ataque cardíaco, aos 43 anos.

João Vasconcelos, que integrou o Governo de António Costa e destacou-se por liderar o processo da vinda da Web Summit para Portugal, morreu subitamente e só a autópsia poderá revelar a causa da morte, acrescentou fonte do PS à Lusa.

Vasconcelos, também militante socialista, saiu do Governo em julho de 2017 na sequência de ter sido constituído arguido pelo Ministério Público no processo que investigava "o pagamento pela Galp Energia S.A. de viagens, refeições e bilhetes para diversos jogos da seleção nacional no Campeonato Europeu de Futebol de 2016". Também os secretários de Estado da Internacionalização e dos Assuntos Fiscais foram constituídos arguidos, pela suspeita da prática de crimes de recebimento indevido de vantagem.  Esse processo acabou por ser arquivado.

Na altura em que abandonou o executivo socialista, João Vasconcelos disse que o fazia com "absoluta confiança" nos projetos que liderou e nas equipas que nomeou e com "orgulho" por ter integrado um executivo "tão reformador quanto humano".

Uma vida ligada ao empreendedorismo

Diretor Executivo da Startup Lisboa, Associação para a Inovação e Empreendedorismo de Lisboa, de 2011 até 2015, foi responsável pelo LIDE Empreendedorismo, associação com foco na promoção da sustentabilidade e responsabilidade social nos negócios e nas empresas.

Foi Adjunto e Assessor do Gabinete do Primeiro-Ministro, com responsabilidade na área dos assuntos regionais e economia, entre 2005 até 2011 e vice-Presidente da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), entre 1999 e 2005.

O ex-secretário de Estado administrou várias empresas familiares nos sectores do Turismo e Serviços.

Foi ainda mentor de vários programas de aceleração empresarial, tal como o Startup Pirates, Founder Institute, Lisbon Challenge e Seedcamp.

Continue a ler esta notícia