Europa tem de «passar das palavras aos atos» - TVI

Europa tem de «passar das palavras aos atos»

Gaspar é o «aluno» que executa as orientações do «professor» Schäuble

António José Seguro considera fundamental o combate ao desemprego

O secretário-geral do PS defendeu esta quinta-feira, em Leipzig, na Alemanha, que a Europa tem de «passar das palavras aos atos» e avançar com medidas concretas para combater o desemprego.

«É necessário passar das palavras aos atos, às medidas concretas e aí é que a Europa tem sido muito lenta. Produz belas declarações, mas depois quando chega a altura de agir anda sempre a correr atrás do prejuízo e é incapaz de estar à altura dos tempos», afirmou António José Seguro em declarações aos jornalistas, à margem das comemorações dos 150 anos dos sociais-democratas alemães (SPD), que hoje decorrem na cidade alemã, escreve a Lusa.

E estar à «altura dos tempos», defendeu o secretário-geral do PS, «exige medidas concretas para combater o desemprego», que considerou o «principal drama das sociedades atuais».

António José Seguro terminou hoje uma visita de dois dias a Leipzig, a convite dos sociais-democratas germânicos, durante a qual participou na conferência fundadora da Aliança Progressista (uma nova estrutura a que o PS aderiu e que pretende ser complementar à Internacional Socialista) e numa reunião dos líderes socialistas europeus.

Nesta reunião, que decorreu na quarta-feira à noite, o secretário-geral do PS apresentou propostas para combater o desemprego juvenil e defendeu um reforço do papel do Banco Central Europeu (BCE).

António José Seguro disse que, no encontro, sublinhou também a necessidade de existir uma «solução europeia» para os casos dos países com dívidas superiores a 60% do Produto Interno Bruto (PIB).

Dos encontros que decorreram em Leipzig, o secretário-geral do PS disse que leva «uma maior sensibilidade para a situação portuguesa».

Seguro afirmou ainda que tem a «responsabilidade» de «chamar a atenção para as dificuldades sociais e económicas» que Portugal enfrenta.

«É isso que tenho feito nestes encontros bilaterais, para que haja uma maior sensibilidade no sentido de se olhar para Portugal e perceber-se que a disciplina e o rigor orçamental são fundamentais, mas, volto a insistir, é necessário colocar a prioridade no emprego, apoiando as nossas PME [Pequenas e Médias Empresas]», concluiu.

Esta foi a segunda deslocação de António José Seguro à Alemanha desde que foi eleito secretário-geral do PS, em 2011.

Nesta visita a Leipzig, Seguro esteve acompanhado pelo secretário nacional para as relações internacionais e cooperação do PS, João Ribeiro.
Continue a ler esta notícia