«Portugal já não depende só de si próprio para vencer esta crise» - TVI

«Portugal já não depende só de si próprio para vencer esta crise»

Seguro quer zona euro com dimensão económica e política para enfrentar problemas

O secretário-geral do PS considera que é necessária uma zona euro com uma «dimensão económica e política» suficiente para enfrentar «definitivamente» os «problemas graves» que existem atualmente em resultado da crise económica e financeira.

Falando aos jornalistas no final de um encontro com o presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, António José Seguro relembrou a preocupação do PS com o desempenho da economia e o desemprego na Europa e em Portugal.

«Portugal, na minha opinião, já não depende só de si próprio para vencer esta crise. É necessário renegociar as nossas condições», declarou o socialista, que esteve cerca de meia hora reunido com Van Rompuy à margem das Conferências do Estoril.

No que refere à política interna, Seguro sublinhou o «efeito negativo» de «cortes a efeito» na despesa do Estado, que vão impedir a recuperação do «mercado interno e externo».

«Cada vez que se corta mil milhões de euros na despesa do Estado, isso tem um efeito negativo na economia e aumenta o desemprego. Tem sido esta a história dos últimos dois anos», declarou o secretário-geral do PS.

O presidente do Conselho Europeu tem a seguir ao seu discurso no Estoril um almoço de trabalho com o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, antecedido por uma declaração à imprensa às 13:30.

A visita do presidente do Conselho Europeu a Portugal insere-se no chamado circuito das capitais europeias, no âmbito do qual Van Rompuy visita regularmente os Estados-membros da União Europeia.
Continue a ler esta notícia

Mais Vistos

EM DESTAQUE