PS quer autárquicas a 13 de outubro - TVI

PS quer autárquicas a 13 de outubro

«Estamos perante uma situação de urgência»

António José Seguro justifica-se com estabilidade do calendário eleitoral

Relacionados
Os PS propõs a realização das eleições autárquicas no dia 13 de outubro.

A revelação foi feita por António José Seguro à saída da reunião com Passos Coelho, na residência oficial do primeiro-ministro.

«O Partido Socialista defende a data de 13 de outubro», afirmou Seguro aos jornalistas à saída da audiência com Passos Coelho.

«Desde que há eleições autárquicas elas passaram para o mês de outubro, portanto, não tem sentido desviá-las desse mês de outubro. Por outro lado, há quatro anos, as eleições ocorreram no dia 11 de outubro, por isso, há uma estabilidade que deve manter-se no que diz respeito ao calendário eleitoral», argumentou o secretário-geral do PS.

O líder socialista sustentou também que, «este ano, por vontade do Governo, há uma agregação de freguesias e tem sentido que haja uma estabilidade e uma confiança muito grande nos prazos e nos calendários eleitorais, designadamente no que diz respeito aos cadernos eleitorais».

«Também é necessário garantir a escolha de uma data que garanta uma maior participação eleitoral nas próximas eleições e que o período de esclarecimento dos cidadãos possa ocorrer já fora de um período de férias», acrescentou.

Confrontado com a maior ou menor aproximação entre a data das eleições e a discussão do Orçamento do Estado, Seguro respondeu: «O Governo tem que apresentar essa proposta de Orçamento de Estado na primeira quinzena do mês de outubro e, portanto, compete ao Governo escolher qual é o dia que o vai apresentar. As nossas razões pelas quais fundamentamos a escolha do dia 13 [de outubro] foram aquelas que tive oportunidade de referir».

Antes, e após a reunião com o PSD, Jorge Moreira da Silva, anunciou que os sociais-democratas propuseram a realização das autárquicas para 22 de steembro. Posteriormente, o CDS-PP avançou também com 22 de steembro e o PCP com 6 de outubro.

[última atualização às 17:15]
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE