"Festa do Avante!” vai dar “impulso” à CDU nas legislativas - TVI

"Festa do Avante!” vai dar “impulso” à CDU nas legislativas

Jerónimo de Sousa (José Sena Goulão/Lusa)

“Não podemos reduzir nunca a ‘Festa do Avante!’ a uma iniciativa de campanha eleitoral, é muito mais do que isso", defende Alexandre Araújo, do secretariado do comité central do PCP


A organização da “Festa do Avante!” anunciou hoje que a iniciativa, que decorre no Seixal nos dias 4, 5 e 6 de setembro, vai ser uma contribuição importante para o “impulso e crescimento da CDU” nas legislativas.
 

“Não podemos reduzir nunca a ‘Festa do Avante!’ a uma iniciativa de campanha eleitoral, é muito mais do que isso, mas é uma grande iniciativa que vai certamente também ser uma contribuição importante para o impulso e para o crescimento da CDU nestas eleições”, afirmou Alexandre Araújo, do secretariado do comité central do PCP, partido organizador da iniciativa


Numa conferência de imprensa no local onde decorrerá a festa, a Quinta da Atalaia, no Seixal, esteve também presente Rúben de Carvalho, do Comité Central comunista, que destacou a diversidade cultural do evento, marcado este ano por “uma grande presença” do cante alentejano.

“No total são cerca de duas dezenas de locais de espetáculos os existentes nestes 20 hectares da Quinta da Atalaia, que permitem apresentar desde, por exemplo, a reconstituição do famoso Sexteto de Jazz de Lisboa até grupos ‘rock’ norte-americanos ou a grupos de música popular da Galiza, ou uma grande e justa presença de coros alentejanos”, referiu, tendo destacado “a presença de mais 140 vozes” pertencentes a “cerca de 15 grupos que cobrem praticamente todo o Alentejo”.

O cartaz da “Festa do Avante!” conta também com nomes como Xutos e Pontapés, Expensive Soul, Fausto, Dead Combo, Linda Martini, Capicua, Terrakota ou Paus, entre outros artistas, e participações especiais desenvolvidas propositadamente para esta iniciativa, afirmou Rúben de Carvalho.
 

“Vários grupos associaram-se, por exemplo, convidaram a, b ou c, outro artista para participar especialmente neste espetáculo, o que evidentemente nos dá a alegria de refletir a importância que os músicos concedem à sua apresentação aqui neste palco”.


O habitual concerto sinfónico de sexta-feira, após o discurso de abertura do secretário-geral comunista, vai ser este ano reservado à sétima arte, incluindo peças musicais de A Guerra das Estrelas, Apocalypse Now (Cavalgada das Valquírias) ou dos filmes do herói Indiana Jones.

Além da exposição política do espaço central, o evento organizado pelo PCP na Quinta da Atalaia, Amora, contará com a bienal de artes plásticas, a qual vai incluir, pela primeira vez, uma exposição de arte urbana.

André "Trafic" Silva, David Jae, Gordo Letters, Ricardo Romero ou Sen Silva são alguns dos nomes da "street art" já confirmados.



Outra das novidades da edição deste ano da festa prende-se com a possibilidade dos participantes visitarem a Quinta do Cabo da Marinha, contígua à Quinta da Atalaia, adquirida pelo PCP com o intuito de expandir a festa, o que decorrerá no próximo ano, quando o evento comemorar 40 edições, anunciou a organização.

O recinto da “Festa do Avante!", cujo passe para três dias custa 23 euros até 03 de setembro, subindo para 34 euros posteriormente, vai ter, como sempre, numerosos pavilhões com gastronomia de todo o país, atividade teatral, desportiva, literária e diversos debates até à intervenção de encerramento, domingo, antes dos concertos da noite, novamente por Jerónimo de Sousa.
 
Continue a ler esta notícia