Governo acusa provedor de justiça de quebrar dever de isenção - TVI

Governo acusa provedor de justiça de quebrar dever de isenção

Pedro Silva Pereira, ministro da Presidência - Foto Lusa

Nascimento Rodrigues disse que PS tem «apetite» pelo cargo que ocupa

O ministro da Presidência acusou esta quinta-feira o provedor de justiça de ter quebrado o seu dever de isenção e de se envolver no combate partidário em defesa do acesso do PSD a cargos do Estado, noticia a Lusa.

PSD recusa comentários

As críticas de Pedro Silva Pereira ao provedor de justiça foram feitas no final do Conselho de Ministros.

Em entrevista à revisão «Visão», publicada esta quinta-feira, o provedor de justiça, Nascimento Rodrigues, acusou o PS de ter «apetite» pelo cargo.

«O PS já ocupa todos os altos cargos públicos, faz lembrar o Zeca Afonso: «Eles comem tudo», disse Nascimento Rodrigues, adiantando ainda que «deveria caber ao segundo partido [PSD] a escolha [do próximo Provedor] embora por consenso, num quadro mais vasto de equilíbrio democrático de poderes».

Em conferência de imprensa, no final do Conselho de Ministros, Pedro Silva Pereira considerou «lamentável» o teor da entrevista dada pelo Provedor de Justiça.

«Interesses do PSD»

«É lamentável que um provedor de justiça ainda em funções quebre o seu dever de isenção para dar (ainda por cima por escrito) uma entrevista de puro combate partidário», afirmou.

Pedro Silva Pereira disse depois estranhar que Nascimento Rodrigues, «em defesa dos interesses do PSD no acesso a cargos do Estado, dê agora mostras de uma energia que não deu tantos sinais ao longo do seu mandato».

«Pela nossa parte, esperamos que o processo de eleição do provedor de justiça se possa concluir tão rapidamente quanto possível no Parlamento», acrescentou.

Nascimento Rodrigues é Provedor de Justiça desde Junho de 2000 e terminou o mandato em Julho de 2008, mas aguarda ainda a designação do sucessor.
Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE