Sócrates na RTP: mais de 100 mil contra (e 3.000 a favor) - TVI

Sócrates na RTP: mais de 100 mil contra (e 3.000 a favor)

Existem duas petições na Internet com sentidos diferentes relativamente à contratação do antigo primeiro-ministro para comentador na televisão pública

Relacionados
Mais de 100 mil pessoas assinaram até esta sexta-feira a petição na Internet contra o regresso do antigo primeiro-ministro socialista, José Sócrates, ao comentário político na estação pública de televisão, RTP.

Um dia depois da confirmação da notícia avançada pelo Diário de Notícias, sete dos 10 documentos virtuais mais ativos no sítio www.peticaopublica.com são sobre a volta de Sócrates aos ecrãs de TV portugueses, enquanto pouco mais de três mil cidadãos deram o seu nome a favor do ex-secretário-geral do PS.

«Recusamos a presença de José Sócrates como comentador da RTP» é o texto com mais adesão (101.983 signatários), seguindo-se a petição «Contra o comentário político do ex-primeiro-ministro José Sócrates na RTP» (3.012), seguida de perto pelo documento intitulado «Correr com José Sócrates», que obteve 1.919 nomes.

Por seu turno, a iniciativa «A favor da presença do cidadão José Sócrates como comentador na RTP» conta com 1.755 assinaturas, a juntar às 964, 461 e 327 angariadas, até cerca das 16:00, por outros textos: «Aceito José Sócrates na RTP», «A favor do regresso do ex-primeiro-ministro engenheiro José Sócrates» e «Petição José Sócrates».

O antigo líder de Executivos socialistas foi confirmado quinta-feira como novo comentador político, não remunerado da RTP, a partir de abril, num formato de 25 minutos, tal como o antigo ministro da Presidência do Conselho de Ministros do Governo de Durão Barroso, o social democrata Nuno Morais Sarmento.

Entretanto, José Sócrates dá uma entrevista na quarta-feira à RTP1, revelou a estação pública.

«A austeridade em Portugal, o futuro da Europa e as alternativas para sair da crise» são temas a abordar na entrevista, que irá para o ar às 21:00 e será conduzida pelo diretor de informação da RTP, Paulo Ferreira, e o jornalista Vítor Gonçalves.
Continue a ler esta notícia

Relacionados