O candidato à liderança do PSD José Pedro Aguiar Branco considerou, este sábado, que «desqualificar as comissões de inquérito da Assembleia da República não é próprio de um democrata», comentando declarações de José Sócrates ao «Jornal de Notícias».

«As comissões de inquérito existem para fiscalizar e escrutinar os actos do Governo. Não existem para incomodar ninguém, existem para esclarecer», frisou Aguiar Branco, em declarações aos jornalistas durante um almoço com militantes de Matosinhos.

O candidato social-democrata sublinhou que a comissão de inquérito ao caso PT/TVI foi criada porque «os esclarecimentos não foram suficientes até agora». «Se o primeiro-ministro tivesse prestado esclarecimentos suficientes para tranquilizar os portugueses, a comissão não tinha razão de ser», frisou.

Em entrevista ao JN, publicada este sábado, o primeiro-ministro considera a comissão de inquérito ao caso PT/TVI é «um ato de profunda hipocrisia política, que apenas pretende instrumentalizar a Assembleia da República».