Escolha de Vital Moreira é aposta na «elevação» - TVI

Escolha de Vital Moreira é aposta na «elevação»

Vital Moreira no Congresso do PS

José Sócrates definiu cabeça de lista socialista às eleições como a aposta na elevação da qualidade política em Portugal

Relacionados
O secretário-geral do PS, José Sócrates, definiu este sábado a escolha de Vital Moreira como cabeça de lista socialista às eleições europeias de 7 de Junho como a aposta do partido na elevação da qualidade política em Portugal, escreve a Lusa.

«Foi uma escolha política do PS de aposta na elevação da qualidade política em Portugal», disse hoje José Sócrates, discursando na primeira sessão de apresentação pública do candidato às Europeias, que decorreu em Coimbra.

PS «parte bem e parte cedo«

Sócrates, que considerou que o PS «parte bem e cedo» para as eleições europeias, justificou ainda a escolha do professor universitário e especialista em Direito Constitucional, como uma aposta na elevação do debate político.

«Queremos elevar o debate político para níveis que o nosso país exige, a nossa democracia impõe e que o debate europeu também impõe», disse.

Na sua intervenção, José Sócrates realçou o trabalho de antigos líderes do PS como Mário Soares ou António Guterres no processo de construção europeia - na adesão de Portugal à CEE ou à moeda única - frisando ainda que hoje Portugal está melhor protegido face à actual crise económica por pertencer à União Europeia.

Europa «protege»

«Todos hoje estamos bem conscientes de que a Europa nos protege da crise», frisou José Sócrates.

Já Vital Moreira manifestou que as eleições europeias de 07 de Junho são as mais importantes de sempre pela actual situação de crise financeira mundial.

A esse propósito convidou a plateia a imaginar, a título de argumentação, que Portugal tinha ficado fora da União Europeia ou que, embora dentro da UE, tinha ficado fora da Zona Euro.

«Em que situação estaríamos nós? Na pior das hipóteses poderíamos estar na situação de bancarrota como a Islândia (...) Na hipótese menos má poderíamos estar na situação de grave risco cambial ou de desastre financeiro como a Letónia ou a Hungria que sendo membros da União não pertencem à Zona Euro», argumentou.

«Serve esta situação hipotética para pôr em relevo a importância crucial de pertencermos à União Europeia», manifestou.

Em declarações aos jornalistas antes do início da sessão, questionado sobre a constituição da lista socialista às Europeias, Vital Moreira não revelou nomes, argumentando que a lista «é do PS».

«Fui convidado para cabeça de lista. Terei seguramente uma palavra a dizer [na composição da lista] mas não faço vetos nem imposições», declarou.
Continue a ler esta notícia

Relacionados